Notícias

Educação / Cuiabá melhor

13 de Abril de 2016 11h12

Prefeitura inaugura duas unidades educacionais no Jardim Imperial

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá vai inaugurar nesta quarta-feira (13), às 19 horas, duas unidades educacionais no bairro Jardim Imperial, sendo o Centro Municipal de educação Infantil (CMEI) Manoel de Barros e a Escola Municipal Professor Carlos Alberto Reyes Maldonado. 

As obras das duas unidades foram realizadas por meio de Medida Mitigadora, firmada entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e a Empresa Rodobens Negócios Imobiliários. A escola e o CMEI também receberam recursos da Prefeitura de Cuiabá, por meio do Programa de Modernização da Infraestrutura da Rede Municipal de Educação.

O CMEI terá capacidade para atender 240 crianças, sendo 140 vagas para 0 a 3 anos de idade e as demais vagas para crianças de 4 e 5 anos. A escola vai atender aproximadamente 240 alunos, da educação infantil (pré-escola) e do 1º ao 3º ano.

Como parte da programação em comemoração ao aniversário de Cuiabá, a Prefeitura já entregou sete obras na área da Educação. A primeira foi a reforma total da Creche Municipal Renisea Guilhermetti Barua, localizada no bairro Despraiado. Em seguida, foram inauguradas as Escolas Municipais Clóvis Hugueney Neto (Vereador Clovito), no bairro Altos do Parque, e a Liberdade, no bairro Osmar Cabral. 

Também foi entregue a transformação da escola Madre Marta Cerutti, no bairro Bela Vista, e as inaugurações dos CMEIs Prefeito Dante Martins de Oliveira, bairro Três Barras, Maria Conceição Oliveira de Souza, no CPA IV, e Paulo Ronan Ferraz Santos, no bairro 1º de Março.

As próximas unidades a serem entregues serão os CMEIs Engenheiro Oscar Amélito, no Residencial Real Parque; Jornalista Paulo Maria Ferreira Leite, no bairro Jardim Vitória; Manoel de Barros, Jardim Imperial; Governador José Garcia Neto, no Residencial Salvador Costa Marques; e Professora Alaine Fátima Rodrigues Monteiro, no Residencial Alice Novack.

Estão incluídas na programação a entrega da reforma total da escola Antônia Tita Maciel, no bairro Jardim Florianópolis, e da sede dos Conselhos Municipais de Educação, a nova instalação do Centro de Distribuição da Alimentação Escolar e a construção de uma quadra esportiva na escola Irmã Maria Betty. 

Carlos Alberto Reyes Maldonado – Formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), foi responsável por formular e implantar o projeto de criação da Unemat, sendo seu primeiro reitor. 

Ingressou na Instituição em 1986 como professor contratado, em seguida assumiu a função de coordenador da Instituição. Após a criação da Unemat assume a função de reitor nomeado, sendo eleito em seguida para ocupar a função de reitor para comandar a Instituição em 1994 e ficou no cargo até 1996 quando renunciou para assumir a função de secretário de Educação de Mato Grosso, função que exerceu entre os anos de 1996 e 1997.  

Maldonado atuou por quase 30 anos na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) como professor de Ciências Sociais, no departamento do curso de Direito do Campus de Cáceres.

Também foi secretário de Educação de Cuiabá entre os anos de 2000 a 2004. Exerceu a função de coordenador regional da Unesco em Mato Grosso e coordenador da Consulta da Carta da Terra no Brasil.

Carlos Maldonado morreu em 2015, aos 54 anos, em decorrência de um acidente vascular cerebral. 

Manoel Wenceslau Leite de Barros – nasceu em Cuiabá em dezembro de 1916. Ainda criança mudou-se com os pais para Corumbá (MS). Estudou em colégio interno em Campo Grande até os 12 anos de idade. Em 1928 vai para o Rio de Janeiro terminar os estudos. Formou-se bacharel em Direito.

Em 1937 publica seu primeiro livro de poesia “Poemas Concebidos sem Pecado”, em edição artesanal. 

Seu trabalho começou a ser valorizado nacionalmente a partir da década de 1980, quando começou a ganhar reconhecimento com vários prêmios literários do Brasil, entre eles o Jabuti, em 1990 com “O Guardador de Águas” e em 2001 com o “Fazedor Amanhecer”. Sua obra mais conhecida é o "Livro sobre Nada" de 1996.

Considerado um dos maiores poetas do Brasil, Manoel de Barros tem seu trabalho publicado na Espanha, na França, nos Estados Unidos e em Portugal, onde é um dos poetas contemporâneos brasileiros mais conhecidos.

Foi casado com Stella dos Santos Cruz, com quem teve três filhos. Depois de seu casamento foi morar com a esposa em uma fazenda no Pantanal mato-grossense, onde viveu até o fim de sua vida. 

Em 2008 sua trajetória e seus poemas viram tema de documentário “Só dez por cento é mentira”, de Pedro Cezar.

O escritor morreu em novembro de 2014, aos 97 anos, em Campo Grande, em decorrência de falência múltipla dos órgãos.