Notícias

Educação / Reconhecimento

18 de Maio de 2016 14h19

Prefeitura homenageia ex-governador Garcia Neto com nome em CMEI

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá inaugura nesta quarta-feira (18) o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Governador José Garcia Neto, no Residencial Salvador Costa Marques. Este será o oitavo CMEI inaugurado pela Prefeitura este ano e vai homenagear o ex-governador de Mato Grosso e ex-prefeito de Cuiabá.

Com este CMEI, a Prefeitura de Cuiabá completa a inauguração de oito CMEIs este ano. O primeiro foi o Prefeito Dante Martins de Oliveira, no bairro Três Barras; em seguida Maria Conceição Oliveira de Souza, no CPA IV; Paulo Ronan Ferraz Santos, no bairro 1º de Março; Engenheiro Oscar Amélito, no Residencial Real Parque; Jornalista Paulo Maria Ferreira Leite, no bairro Jardim Vitória; Manoel de Barros, no Jardim Imperial; Aliane Fátima Rodrigues Monteiro, no Residencial Alice Novack,, sendo que 1.200 dessas vagas serão para a creche, para atender crianças de 0 a 3 anos, e a demais vagas atenderão crianças de 4 e 5 anos. 

 Garcia Neto

Engenheiro civil, formado pela Escola Politécnica da Bahia, José Garcia Neto, chegou a Mato Grosso como funcionário do Ministério da Fazenda na década de 1940. Na década seguinte, foi eleito prefeito de Cuiabá, comandando a capital mato-grossense de 1955 a 1959.

 

Logo em seguida, em 1960, foi eleito vice-governador do então chefe do executivo mato-grossense, Fernando Correa da Costa, mandato que cumpriu por cinco anos. Foi eleito deputado federal por dois mandatos, em 1966 e 1970. 

 

Em 1974 foi indicado governador do estado pelo então presidente da República Ernesto Geisel. Durante este período foi sancionada a lei que dividia o estado e criava Mato Grosso do Sul. 

 

Em 1983 foi nomeado diretor das Centrais Elétricas do norte do Brasil S/A (Eletronorte), onde permaneceu por cinco anos. Garcia Neto foi também professor da Escola Técnica de Cuiabá e dirigiu o Departamento de Viação e Obras Públicas (DVOP). 

 

Nasceu em 1922 no município de Rosário do Catete, em Sergipe, mas a sua atuação política foi toda em Mato Grosso. Garcia Neto era casado com Maria Lygia de Borges Garcia, com quem teve cinco filhos, José Luís Borges Garcia e Gláucia Borges Garcia (já falecidos), Robério Garcia, Carlos Antônio Borges Garcia e Maria Alice Garcia Palma. 

 

O ex-governador de Mato Grosso morreu em novembro de 2009, aos 87 anos, vítima de acidente vascular cerebral (AVC).