Notícias

Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Reconhecimento

17 de Maio de 2016 09h09

Prefeitura homenageia assistentes sociais por 80 anos de existência da profissão

KARINE MIRANDA

Tchélo Figueiredo

Arquivo

As profissionais de assistência social foram homenageadas pela Prefeitura de Cuiabá nesta segunda-feira (16) pelo Dia da Assistente Social, comemorado no dia 15 de maio.  A solenidade foi realizada pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, que entregou flores aos profissionais em reconhecimento pelos 80 anos de existência da profissão.

O secretário de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior, destacou a importância dos 39 assistentes sociais que integram o quadro de servidores da secretaria na atuação da rede sócioassintencial em Cuiabá.  “Esses profissionais nos tem auxiliado muito na condução dos trabalhos na secretaria. São essenciais para a Política Pública de Assistência Social. Têm se desdobrado para poder dar conta da demanda da sociedade que, a cada dia, exige mais de nossa secretaria”, disse.

José Rodrigues aproveitou, durante a homenagem, para elencar as melhorias que o município tem proporcionado para área da assistência social. Ele ressaltou a nomeação de 28 assistentes sociais aprovados no concurso realizado em 2012 e a aprovação da criação de 400 cargos para as mais diversas áreas na secretaria de Assistência Social.

 “Tenho certeza de que quando esses profissionais assumirem vão fazer com que consigamos dar respostas mais céleres às demandas sociais. Parabéns a vocês, valorosos profissionais do serviço social, que têm contribuído para a melhoria da prestação de serviços nas 75 unidades da Assistência Social em Cuiabá”, afirmou.

A assistente social e diretora de Gestão da Secretaria, Cristiane Almeida, agradeceu em nome das assistentes sociais pela homenagem e pelo reconhecimento de todos os trabalhos desenvolvidos pelos assistentes sociais.

“É muito significativo o reconhecimento da secretaria e da Prefeitura de Cuiabá, da atuação dos profissionais da assistência social, considerando que trabalhamos em busca dos direitos sociais da população menos favorecida. Então, esse recolhimento do gestor é um incentivo para que tenhamos ainda mais engajamento, força e, de fato, a valorização da função de assistente social”, disse.

A assistente social Ronyse Amorim, que atua no Centro de Referência de Assistência Social do bairro Colorado, também se disse lisonjeada com a homenagem. Ela é formada em serviço social há mais de 15 anos, sendo que há três é servidora do município.

“Ações simples como esta homenagem nos fazem sentirmos valorizados como profissionais e motivados. E o secretário sempre faz isso. Ele é parceiro do nosso trabalho e nos auxilia, especialmente na oferta de capacitação, formação, além de nos dar respaldo para fazer as ações junto às famílias em situação de vulnerabilidade. Fico feliz com a homenagem. É sinal de que nosso trabalho está sendo bem feito”, concluiu.

Em 2016, o Serviço Social completa 80 anos de existência. A profissão surgiu em 1936, com a criação da primeira escola que, mais tarde, se tornou a atual Faculdade de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo.  

No entanto, a profissão de assistente só foi legalmente reconhecida por meio da Lei no. 3252 de 27 de agosto de 1957. Mais tarde, em 15 de maio de 1962, a profissão foi regulamentada e instituídos os instrumentos normativos e de fiscalização, na época Conselho Federal e Regional de Assistentes Sociais.