/ PREVENÇÃO E HUMANIZAÇÃO
27 de Março de 2020 18h24
Prefeitura fecha parceria com IFMT para realização de testes de COVID-19 e produção de álcool em gel 70%
A Prefeitura de Cuiabá tem buscado parcerias com instituições públicas e privadas para ampliar seus serviços de atendimento à população de Cuiabá neste momento de enfrentamento ao novo Coronavírus. Dentre elas, está a ação conjunta com Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) para realização de testes de confirmação do COVID-19 e a produção de álcool em gel 70%. A parceria foi anunciada durante live do prefeito Emanuel Pinheiro nesta sexta-feira (27).
“Vamos adquirir equipamento para testes de confirmação de infectados de COVID-19. Queremos somar com o Estado. Entraremos com o equipamento e os kits e o IFMT com todo o seu corpo técnico qualificado e seus laboratórios. Deve chegar em duas semanas. Tudo isso para agir mais rápido e tomar as medidas necessárias para deter a disseminação do novo Coronavírus em Cuiabá”, anunciou o prefeito Emanuel Pinheiro.
Outras parcerias estão sendo firmadas, principalmente para o atendimento da população em situação de rua na capital de Mato Grosso. A Defensoria Pública, por meio da defensora Rosana Leite já adquiriu e vai doar colchões ara que a Prefeitura de Cuiabá amplie as vagas nos albergues de Cuiabá. O prefeito declarou também que estuda ampliar os locais de acolhimento, de acordo com a demanda e o desenrolar da situação de pandemia atual.
Na próxima semana, serão instalados pontos para banho e higienização da população em situação de rua pela cidade. O bairro do Porto e o Centro de Cuiabá são os locais escolhidos estrategicamente para a instalação dos pontos.
Também para a população em situação de rua, estão sendo distribuídas cerca de 450 marmitas diariamente na porta do Restaurante Popular, na Rodoviária de Cuiabá, no Aterro sanitário, na região do bairro do Porto e no Centro Histórico.
“É um trabalho da Primeira-dama Márcia Pinheiro em conjunto com a equipe da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano. Um trabalho de assistência social, de direitos humanos e mais do que isso, de solidariedade humana”, finalizou o prefeito de Cuiabá.