Notícias

Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Doação

15 de Dezembro de 2015 15h25

Prefeitura entrega quase uma tonelada de alimentos para o Abrigo Bom Jesus

KARINE MIRANDA

Michel Alvim

Arquivo

A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano entregou na manhã desta terça-feira (15) 900 quilos de alimentos à Fundação Abrigo Bom Jesus de Cuiabá, que acolhe aproximadamente 100 idosos do município em situação de abandono ou vulnerabilidade social.

Os alimentos – carne, verduras e legumes – foram obtidos por meio da emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil, proposta pelo então deputado federal Homero Pereira, falecido no ano de 2013. A emenda prevê que os alimentos sejam entregues quinzenalmente, durante um ano.

De acordo com Ana Maria Bezerra, atual presidente da Fundação Abrigo Bom Jesus de Cuiabá, a emenda é resultado de um trabalho de três anos junto aos deputados, e que agora dá resultados.  “A única emenda que saiu, de todas as propostas naquele período, foi essa. Tenho certeza de que nesse momento de crise, o ex-deputado Homero, de onde estiver, tem nos ajudado a passar por isso e continua trabalhando para os que mais necessitam”, disse.

O sobrinho do ex-deputado, Luciano Alves, lembrou que o tio sempre foi muito ligado ao trabalho social e fazia o possível para ajudar aqueles que mais precisaram, especialmente as associações e instituições que atendem crianças e idosos em situação de vulnerabilidade.

“Quero deixar o agradecimento dele e onde ele estiver, pode ter certeza que ele vai pedir para Jesus Cristo abençoar a todos, principalmente este lugar, que eu não conhecia e do qual estou saindo emocionado, com o sentimento de que o meu tio fez o melhor”, diz.

Segundo o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior, a emenda vai auxiliar na alimentação de todos os idosos, que recebem seis refeições ao dia, além dos mais de 50 servidores que atuam no local. A doação, diz, é um grande feito do ex-deputado, que deveria servir de exemplo para outras pessoas.

“Uma pessoa extremamente sensível às causas sociais, com quem eu tive a honra de trabalhar no Estado. E ele sempre nos auxiliou e colaborou para que pudéssemos executar uma serie de projetos e programas e fez com que, na ocasião, conseguíssemos produzir grandes frutos”, lembra.

Ainda segundo o secretário, é muito importante a parceria do abrigo com a prefeitura, pois não existe abrigo de idosos sob responsabilidade direta do município. Sendo assim, os idosos que precisam do apoio da Assistência Social  são atendidos graças ao convênio com o Abrigo Bom Jesus.

“Eu tenho certeza que o que essa instituição faz pela sociedade é extremamente importante. Se hoje possuímos várias condições é porque recebemos e podemos dar ajuda. Hoje o Abrigo Bom Jesus vem cumprindo muito bem o papel de atender a um público tão importante, que é o da terceira idade”, assegura.

Quem comemorou a doação foi Elisabeth Peixoto, 64 anos, que vive no abrigo há um ano e quatro meses.  Para ela, é fundamental a ajuda de todos para manter a casa, já que muitos idosos que vivem ali não possuem parentes para dar ao menos um auxílio básico. “Cheguei aqui porque não tenho família e não tinha ninguém. Vir para cá foi a única alternativa que me restou e aqui é como uma família. Então, quem ajuda um, ajuda a todos, e essa doação é muito bem vinda ”, afirma.

Mudança de gestão

A entrega dos alimentos também foi marcada pela saída de Ana Maria da presidência do abrigo, após 16 anos de trabalho. Em seu lugar, assume Cleide Miranda.

Para Ana Maria, todos os trabalhos desenvolvidos ao longo desses anos só foram possíveis por meio das parcerias junto a vários órgãos, especialmente a Prefeitura de Cuiabá. “Não seria possível este trabalho sem o amparo da Secretaria de Assistência Social que, nesta gestão, junto ao prefeito Mauro Mendes, tem cumprido todos os acordos corretamente. Hoje vejo que Cuiabá caminhou muito no que diz respeito à assistência social e o atendimento aos que mais precisam”, finaliza.