Educação /
12 de Fevereiro de 2014 15h13
Prefeitura entrega primeira escola com novo padrão de reforma
“Não estamos apenas reformando, mas sim fazendo uma grande transformação na estrutura física das escolas de Cuiabá”, disse o prefeito Mauro Mendes nesta quarta-feira (12) durante solenidade de inauguração da reforma da Escola Municipal de Educação Básica Silvino Leite de Arruda, localizada no bairro Planalto.
A escola Silvino Leite é a primeira unidade de ensino a passar por reforma dentro do Programa de Modernização da Infraestrutura da Rede Municipal de Educação, lançado na gestão do prefeito Mauro Mendes.
A unidade escolar, que possui uma área construída de 1,5 mil metros quadrados, passou por reforma geral do espaço físico, incluindo adequação para acessibilidade, e também recebeu mobiliário e equipamentos novos. Para tanto, a Prefeitura de Cuiabá investiu recursos próprios no valor de R$ 1.580.000,00.
Conforme o prefeito, várias outras escolas municipais também passarão por essa transformação na estrutura física. “Nossa intenção é reformar pelo menos 15 escolas com esse novo padrão ainda este ano”.
A escola Eugênia Pereira de Mello, localizado no bairro Vista Alegre, região do Coxipó, é uma dessas unidades de ensino que foi reformada dentro do Programa de Modernização. A obra de reforma já foi concluída e deve ser inaugurada ainda este mês. Também passam por reforma dentro desse novo padrão a escola Ministro Marcos Freire, e a creche Espaço Livre.
Segundo o secretário municipal de educação, Gilberto Figueiredo, a intenção da Prefeitura em promover as reformas com esse novo conceito não é criar escolas modelo, mas sim oferecer aos alunos e profissionais da educação um ambiente adequado, que contribuirá para a melhoria do processo pedagógico. “Estamos utilizando os recursos públicos de forma séria e compromissada, entregando à comunidade um espaço propício, que corresponda com a melhoraria do ensino-aprendizagem”.
O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, prestigiou a cerimônia e elogiou o novo padrão de reforma da unidade escolar. “A escola ficou linda. É muito bom ver um espaço como esse sendo entregue, pois sabemos que foi feito pensando no bem estar dos alunos e dos professores”.
O próximo desafio agora, segundo o prefeito, é o cuidado com a escola, que é um bem público. “Qualquer ato de vandalismo deve ser denunciado pela comunidade às autoridades responsáveis. Não podemos deixar que marginais se apropriem desse espaço que é destinado à comunidade”.
Também prestigiaram a cerimônia a primeira-dama de Cuiabá, Virgínia Mendes, o secretário extraordinário da Copa do Mundo, Maurício Guimarães, vereadores, secretários municipais e estaduais, líderes comunitários, gestores de escolas, e representantes do setor da educação.A reforma geral da escola incluiu troca de toda a cobertura, com a instalação de telhado termoacústico; substituição do muro da entrada principal por telas galvanizadas; ampliação do espaço destinado ao Programa Mais Educação; adequação dos sanitários para portadores de Necessidades Especiais (PNE); reforma do refeitório, cozinha, biblioteca, sala de informática e das oito salas de aula; reforma completa das instalações elétrica, hidráulica e sanitária; reforma do playground e execução de paisagismo.
Histórico - Fundada em 1980, na gestão do então prefeito Gustavo de Arruda, a escola completa no próximo mês de maio 34 anos. O nome da escola foi uma homenagem ao pai do então secretário de Estado de Educação e Cultura, Helio Palma de Arruda.
A primeira diretora da unidade escolar foi a professora Beatriz Cosme de Siqueira. Hoje a escola atende cerca de 400 alunos, matriculados na educação infantil e ensino fundamental do 1° ao 3° ano.