Notícias

Ordem Pública / Crack, é possível vencer

14 de Janeiro de 2016 15h30

Prefeitura encaminha dependente químico para tratamento

LUCIANA SOUZA

Michel Alvim

Arquivo

Durante a ação de combate às drogas, realizada na região do terminal rodoviário de Cuiabá, as equipes das Secretarias de Ordem Pública e Assistência Social atenderam mais de 30 moradores em situação de rua. As equipes entrevistaram  os moradores para formação de banco de dados, que auxilia, além de estatística, conhecer a problemática de cada um. A partir da identificação, os moradores tiveram  oportunidade de encaminhamento, se assim acordado, para tratamento em casas de apoio terapêutico e abrigos da Capital.

O secretário-adjunto de Ordem Pública, Zilmar Dias Silva, explicou que o número de dependentes que aceitam ser encaminhadmos para recuperação ainda, é pequena, mas que o trabalho vem mostrando resultados positivos.

“O trabalho aqui é de ‘formiguinha’, mesmo. Temos que ter paciência e nos atentarmos ao menor sinal de aceitação ao tratamento. O processo de aproximação é muito importante. É onde vamos conversando e mostrando que existem pessoas preocupadas com a situação deles, que são valiosos. Então, na medida que vão compreendendo novamente, o sentindo da vida, eles começam aceitar e até, por iniciativa própria, procurar o tratamento”, contou.

Entre os atendidos estava Tomaz Silva, dependente químico há alguns anos. Ele tem 55 anos e contou que começou fazer uso de álcool depois que se encontrou sem sentido no mundo, sem a presença da família. Tomaz procurou a equipe no local da ação por iniciativa própria. “Estava caminhando pelas ruas e vi que tinha uma equipe no local. Resolvi me aproximar para observar o que estava acontecendo. Entendo o que era, vi a oportunidade de me tratar e voltar ser quem eu era. Pois sei que estou depressivo e sozinho, não tenho forças para continuar. Acredito que vou melhorar”, relatou.

Tomaz foi encaminhado no mesmo dia para o ‘Centro Terapêutico Paraíso’. Ele ficará por nove meses no local, podendo ser a mais ou a menos, e receberá acompanhamento médico, psicológico e desenvolverá atividades diárias de lazer, auxílio nas tarefas do Centro, além de participar de palestras e reuniões de incentivos ao combate às drogas.

No centro, hoje, se encontram 22 internos em tratamento. Alguns com mais de 80% de melhora. Outros já com alguns anos sem usar drogas, como é o caso do Antônio Souza, 60 anos, que foi usuário por 40 anos.

“Cheguei aqui em uma situação que ninguém acreditava que fosse sobreviver. Eu usava todos os tipos de drogas. Estava em um estagil que bebia mais de 10 litros de álcool por dia. Não conseguia parar em pé. Degradante. Os primeiros três meses foram uma guerra, pois a vontade da droga chega ser maior que a vontade melhorar. Mas com muita paciência das pessoas e o meu querer, que foi aumentanto no decorrer dos dias, estou há 7 anos limpo e recuperei minha dignidade”, disse Antônio, que hoje é coordenador do centro e auxilia na recuperação dos que ali chegam.

A prefeitura já encaminhou desde o inicío do programa, mais de 20 dependentes para o centro, por meio de uma parceria colaborativa, com alimentos, produtos de higiene e limpeza. Segundo o secretário-adjunto Zilmar, antes, existiam ações mas a equipe não tinha um local para encaminhar aqueles que aceitavam o tratamento “e que o Centro aceitar uma parceria colaborativa foi de extrema importância no desenvolvimento do programa, pois, atualmente, para manter alguém em tratamento em uma clínica igual a essa, se gasta mais de R$ 2.000 mil por mês. Valor este  somente da internação, fora atendimento médico, entre outros”, finalizou.

O Centro Terapeútico fica localizado na estrada do Manso, a 14 quilômetros de Cuiabá, e se mantém funcionando por meio de doações de ONG’s, órgãos públicos e população. O local atende somente, dependentes do sexo masculino, a partir dos 18 anos.

 

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.