Notícias

Educação / PARCERIA

08 de Maio de 2017 14h57

Prefeitura encaminha 135 vagas disponíveis das 400 oferecidas por creches filantrópicas

RUAN CUNHA

Jorge Pinho

Arquivo

Ainda restam 135 vagas das 400 referentes a parceria com as instituições filantrópicas firmada com a prefeitura de Cuiabá, via Secretaria Municipal de Educação (SME), a qual garante a matricula de crianças, na faixa etária entre zero e cinco anos, em mais de 20 creches da rede de filantropia.

A parceria é uma alternativa desenvolvida pela pasta de Educação para abranger o maior acesso de crianças na rede municipal de ensino, atualmente uma grande referência no ensino infantil, conforme a Lei 1.019/14.

O Termo de Colaboração, nome técnico, estabelece a parceria com as instituições. O Executivo municipal repassa por aluno o valor de R$ 175, R$ 50 a mais em relação ao ano passado após o aumento de 30% do prefeito Emanuel Pinheiro.  

Ao todo são quase 19 mil alunos efetivados no sistema educacional desempenhado nas 51 creches municipais e 15 Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). No segundo semestre, a expectativa da pasta de Educação é colocar em funcionamento os três novos CMEI inaugurados que disponibilização 600 novas vagas.

Saiba mais: Novos CMEI entram em funcionamento no segundo semestre

As vagas restantes seguem o banco de dados construído através da Matricula Web, sistema online usado no inicio do ano letivo para o cadastro de matrícula. Os alunos chamados acompanham a posição na lista de espera, sob o critério de distanciamento adotado pela secretaria.

Nubia Queiroz Conceição, de 28 anos, é mãe de uma das 265 crianças chamadas para ocupar lugar nas creches filantrópicas e ressalta a importância da alternativa encontrada pelo município para amenizar o déficit de vagas na rede municipal.

"Eu estou super contente. Meu filho vai alegre todos os dias para a creche. Agora está sendo muito importante, pois encontrei trabalho e tenho onde deixar ele com segurança e educação", disse mãe de filho de 1 ano e dez meses matriculado na Associação Filantrópica São Judas Tadeu, situada no bairro Osmar Cabral.        

A ação da SME beneficiará também crianças com necessidades especiais que se incluirão no atendimento do Ensino Básico e Regular da Educação Especial, obedecendo-se, assim, à legislação no que se refere à inclusão social.