Notícias

/

16 de Março de 2012 18h00

Prefeitura e trabalhadores da Sanecap selam acordo pelo fim da greve

Flávio Garcia-PMC

Em nova rodada de negociação durante toda tarde desta sexta-feira (16), no Ministério Público do Trabalho, com a presença do prefeito Francisco Galindo, entre a Prefeitura de Cuiabá e os trabalhadores da Sanecap, foi selado um acordo para o fim da greve. “Cuiabá é a grande vitoriosa com o entendimento e o fim da greve”, comemorou o prefeito que solicitou empenho dos trabalhadores para a normalização do abastecimento de água na cidade o mais rápido possível.

Pelo acordo, 399 trabalhadores que ingressaram na Companhia através do concurso público realizado em 2009, receberão, além dos direitos, mais R$ 15 mil e 72 trabalhadores, oriundos do concurso público de 2002, os direitos e mais R$ 30 mil. Os 153 contratados da Oros terão direitos e aviso prévio. Todos os trabalhadores terão garantia de emprego, embora de forma diferenciada. A garantia começa com seis meses e vai até nove meses, dependendo do tempo de serviço de cada trabalhador na Companhia.

O prefeito deu uma demonstração de que sempre esteve aberto ao diálogo”, disse o secretário de Comunicação da Prefeitura, Carlos Brito, que também participou da audiência de conciliação. Conforme Brito, o Ministério Público do Trabalho cumpriu um papel importante ao intermediar o acordo entre as partes. “Qualquer decisão aqui vai impactar diretamente na população”, observou.

 
Os trabalhadores colocaram um fim ao movimento de greve e decidiram fazer uma ação emergencial durante todo o fim de semana para regularizar o abastecimento de água até a próxima segunda-feira. A rodada de negociação no Ministério Público do Trabalho contou com a participação de três procuradores, dos sindicalistas da Sanecap, do presidente da Companhia, Moisés Dias, e de representantes da CAB Ambiental.