Notícias

Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / PRA FRENTE CUIABÁ

08 de Junho de 2021 09h00

Prefeitura e Sicredi levam capacitação em educação financeira para agricultores familiares da região do Aricazinho

NAIARA LEONOR

Gustavo Duarte

Arquivo

Agricultores familiares da região do Aricazinho, zona rural de Cuiabá, receberam dicas valiosas no último domingo (06), sobre como melhorar a administração de seus sítios e chácaras. A palestra Educação Financeira e a Agricultura Familiar foi oferecida pelo Sicredi, graças a uma parceria com a Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e a Associação de Pequenos Produtores Rurais do Aricazinho (ASPPRA). A formação já integra o cronograma de atividades do Agro da Gente, um dos eixos do programa Pra Frente Cuiabá.

“A zona rural de Cuiabá é muito rica e com muita capacidade de produção. Criamos o Agro da Gente, que vai ser lançado oficialmente nos próximos dias para investir nas pessoas, nos produtores, para dar apoio para que se desenvolvam como empresários da agricultura familiar, que mudem suas perspectivas de vida para melhor e tenham mais qualidade de vida”, disse o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro.

Cerca de 20 pessoas participaram desta que foi uma das primeiras atividades de capacitação para agricultores familiares na região do Aricazinho. A formação é parte do cronograma do Agro da Gente, ação de fortalecimento da agricultura familiar por meio de apoio técnico, jurídico e profissionalizante as quatro cadeias produtivas: peixe, FLV (frutas, legumes e verduras), frango e leite.

“Não queremos dar o peixe, queremos ensinar a pescar. Por uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro estamos trabalhando este programa Pra Frente Cuiabá, o eixo “Agro da gente” com muita responsabilidade, levando acompanhamento, orientação para que os agricultores familiares aumentem a produção, aumentem suas rendas e melhorem a qualidade de vida. Nosso objetivo é investir em pessoal, em capital humano para desenvolver Cuiabá”, disse o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo.

A gerente de agência, Patrícia Capitanio foi a responsável por apresentar os conceitos básicos e educação financeira aos agricultores. Ela inicia a palestra estimulando os participantes a pensar como gastam seu dinheiro e também a sonhar.

“Estou aqui representando o Sicred para trazer um pouco da consciência de olhar para a vida financeira e ver que não adianta só ter o produto, produzir, vender e não conseguir que sobre dinheiro para aproveitar a vida, não ter um planejamento para viajar. Tenham sonhos, não vivam para pagar contas”, disse Patrícia. Como representante do Sicredi, ela ressalta que muitos precisam apenas de organização financeira e não necessariamente de um crédito.

Durante a palestra, o principal questionamento dos presentes se deu sobre o que seria o lucro, já que muitas vezes os gastos financeiros com a produção em si se misturam com os gastos familiares da casa.

“É muito importante a realização desse programa para nós aqui da zona rural, porque antes não tinham essa preocupação em trazer cursos, em dar assistência e apoio. Nós da Associação estamos abertos para auxiliar a Prefeitura no que for necessário para que o programa continue”, disse o presidente da ASPPRA.

Dona Maria Aparecida, por exemplo, estava interessada também no suporte técnico com relação a orientações de plantio e controle de pragas em seu sítio. “A gente faz por enquanto na tentativa e erro. Eu cresci na roça e passo o dia inteiro mexendo com terra. Eu planto mandioca, mas já tentei plantar jiló e seria bom ter uma orientação de como plantar, em que época, como controlar as pragas”, explica a agricultura de 48 anos.