Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Oportunidade
02 de Outubro de 2015 21h30
Prefeitura e Senai firmam convênio para 5 cursos de qualificação
A Prefeitura de Cuiabá e a Federação das Indústrias de Mato Grosso, através da Diretoria Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial-Senai, assinaram nesta sexta-feira (02), um convênio no valor e R$ 219.694,21 que permitirá a abertura de 1.510 vagas para qualificação em 5 cursos.
As vagas serão para os cursos de pintor de obras (350), jardinagem em vasos (350), costureira (150), instalador hidráulico (100) e informática teen (560), sendo que estas serão destinadas às adolescentes que participam do Programa Siminina, da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano. Os inscritos serão distribuídos por turmas. O curso de pintor de obras, por exemplo, terá 13 turmas e o informática teen, 9.
O secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, José Rodrigues Rocha Junior, informou que as inscrições serão feitas a partir da próxima segunda-feira (05), nos 13 Centros de Referência e Assistência Social – CRAS, existentes na capital. As inscrições vão até 20 de outubro. “Se houver mais candidatos que vagas, eles ficarão num cadastro de reserva para novos cursos que pretendemos realizar no próximo ano”, informou José Rodrigues Rocha Junior.
Sobre a parceria com a FIEMT/SENAI, José Rodrigues destacou que ele é muito importante para viabilizar projetos, pois a área social nem sempre dispõe de muitos recursos. ”O Senai tem sido um grande parceiro, fazendo com que Cuiabá seja um dos municípios com maior número de cursos de qualificação e destinados à pessoas em situação de extrema pobreza”, acrescentou.
A diretora regional do Senai, Lélia Brun, explicou que a prefeitura pagará todos os insumos e a instituição fornecerá os profissionais responsáveis pelos cursos. Outro ponto importante apontado por Lélia Brun é que a parte prática do curso de pintor de obras será feita na reforma e pintura dos 13 CRAS mantidos pela prefeitura nos bairros de Cuiabá. “A partir da segunda ou terceira semana do curso eles já poderão estar exercendo a função”, disse a diretora do Senai.