/ COMPROMISSO
05 de Dezembro de 2017 15h21
Prefeitura e permissionários atacadistas debatem sobre projeto do Galpão do Produtor
A Prefeitura de Cuiabá e os permissionários atacadistas debateram sobre o projeto do Galpão do Produtor, na manhã desta terça-feira (05). Ao longo do encontro, os comerciantes foram atualizados a respeito dos trâmites relacionados à construção da obra, que será conduzida com recursos oriundos do Governo Federal e irá beneficiar mais de mil pequenos produtores da Baixada Cuiabana de forma direta.
“Toda a parte arquitetônica do projeto já está finalizada e contamos também com as licenças ambientais para a execução da iniciativa. No entanto, ainda aguardamos a aprovação do Corpo de Bombeiros, com a liberação de seu respectivo alvará. Estamos dando celeridade neste documento, pois sabemos da grande importância que este barracão terá. Afinal, muitos pequenos produtores exercem seu trabalho na zona rural e necessitam de atravessadores para que seus alimentos cheguem ao público final na Capital. Este intermédio não apenas torna o processo um pouco mais demorado, como também encarece os custos das mercadorias, que alcançam o consumidor com valores superiores. Este galpão que faremos vai eliminar esta barreira, permitindo que estes agricultores se instalem nesse novo espaço, comercializando seus produtos de forma direta, sem a necessidade de qualquer outro intermediário. É uma facilidade que garante o preço justo à população, à medida que oferece uma qualidade de trabalho apropriada para essas famílias que tiram seu sustento do solo regional”, afirmou o secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Vinicius Correa Hugueney.
Com cerca de 1.200 m², o espaço será construído dentro da Central de Abastecimento de Cuiabá, localizada no Distrito Industrial. O valor da obra corresponde a R$ 1.300,000, investimento oriundo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Para o secretário de Política Agrícola da pasta federal, Neri Geller, o ministro Blairo Maggi compreende o impacto que o novo espaço terá na vida profissional desses produtores, cuja renda é fruto do trabalho no campo. O gestor ainda pontuou que os recursos já estão devidamente separados para atender esta necessidade, aguardando o momento propício com a aprovação da estrutura pelo Corpo de Bombeiros.
“Os permissionários têm sonhado com esse espaço, que vai ampliar o atendimento, integrando os produtores da Baixada Cuiabana aos que já operam na central. E nós do MAPA estamos acompanhando de perto toda essa realidade local, além dos procedimentos que ainda restam para que a Prefeitura possa iniciar a etapa de execução do projeto. A reivindicação dos comerciantes é extremamente válida e vamos trabalhar juntos para que ela se torne uma realidade nesta comunidade. É fundamental tranquilizá-los quanto aos recursos destinados para a obra, que estão absolutamente resguardados na Caixa Econômica. E tão logo a planta do galpão seja aprovada, o município seguirá adiante, encaminhando-na ao banco, para que o certame licitatório para a construção do ponto seja iniciado”, pontuou.
Para os comerciantes, o Galpão do Produtor vai mudar a vida dos colegas de profissão, que terão uma nova alternativa para exercerem suas funções. Segundo o casal de distribuidores de bananas, Daniel Rodrigues e Nelma Aparecida de Oliveira, o complexo crescerá, trazendo mais clientes em busca de alimentos de qualidade por um preço melhor. “Aqui estes agricultores conseguirão melhorar sua renda, sem precisar de uma terceira parte que interceda neste processo. Além disso, o consumidor terá acesso direto ao agricultor, podendo comprar logo na fonte”, concluiu Rodrigues, feirante há 20 anos.