Mulher / CELEBRAÇÃO

04 de Abril de 2024 12h31

Prefeitura é parceira da tradicional festa do Bom Jesus de Cuiabá; confira a programação

RUAN CUNHA

Davi Valle

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, é parceira na realização das festividades da 7ª celebração do Padroeiro da Cidade Verde, Nosso Bom Jesus de Cuiabá.

O cronograma de eventos foi divulgado nesta quarta-feira (3) pela Arquidiocese de Cuiabá e contará com celebração de missa, culto macroecumênico, cavalgada, encontro de carros antigos, pedal, romaria fluvial e a tradicional Caminhada da Fé.

Segundo o Arcebispo Metropolitano de Cuiabá, Dom Mário Antônio da Silva, agradeceu o apoio institucional do município para a realização da tradicional festa que celebra o aniversário de 305 anos da Capital.

“Temos a imensa gratidão pelo apoio da Prefeitura de Cuiabá, por meio de suas instituições e mecanismos de apoio, porque também queremos que a festa do Bom Jesus seja a festa dos cidadãos”, elencou.

A titular da pasta da Mulher, Cely Almeida, será uma das principais articuladoras do evento encarregada de oferecer o apoio institucional da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Mulher.

"O prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira-dama Márcia Pinheiro sempre apoiaram esse tradicional evento e a secretária da Mulher irá oferecer todo o apoio logístico e institucional necessário com a nossa equipe. Vamos convidar a cuiabania, as mulheres dos bairros e a pasta será uma grande articuladora do evento", contou Cely.

Confira a programação completa:

Sábado (6)

Cavalgada do Senhor Bom Jesus - Rota do Ouro

Alusão Histórica da caminhada das Bandeiras Paulistas na descoberta de ouro de aluvião no Arraial da Forquilha, atual Coxipó do Ouro

Trajeto: Recanto da Seriema até Coxipó do Ouro
07.00 – Concentração da cavalgada
08.00 – Celebração de envio dos cavaleiros
08.00 – Café da manhã
13.00 – Almoço – Ponte de Ferro
18.00 – Chegada no Coxipó do Ouro - Estancia Vó Sinha
18.30 – Benção Macro ecumênica
20.00 – Jantar e Baile com a dupla sertaneja Caio Prado e Samuel
00.00 – Encerramento

Domingo (7)

Carros antigos (Pinga Óleo)

Alusão Histórica de Miguel Sutil que tomava café, mas não tinha açúcar e então adoçava com mel. Os povos indígenas que habitavam a região chegaram com ouro enrolado em folhas. Às margens da Prainha, surgindo as Lavras do Sutil, no bairro Prainha.

Trajeto: Coxipó do Ouro até Parque das Águas
06.00 – Concentração dos carros antigos
06.30 – Saída dos carros
07.30 – Benção dos ciclistas e motoristas no Parque das Águas

Pedal - (pedal da Semob)

Alusão Histórica da descoberta do ouro no bairro Prainha.

Trajeto: Parque das Águas até Marco Zero Bairro São Gonçalo Beira Rio
Trajeto 26 Km: São Gonçalo Beira Rio -> Parque das Águas -> Bairro São Gonçalo Beira Rio
06.00 – Concentração dos ciclistas Bairro São Gonçalo Beira Rio - Marco Zero
06.00 as 06.30 Entrega de camisetas e bonés
06.30 – Saída do Pedal da Semob
07.20 – Chegada do pedal no Parque das Águas
07.30 – Encontro dos ciclistas e motoristas no Parque das Águas
07.40 – Retomada do pedal – Retorno ao São Gonçalo Beira Rio
08.30 – Chegada do pedal no São Gonçalo Beira Rio
09.00 – Agradecimento e benção dos alimentos
09.30 – Café da manhã na praça bairro São Gonçalo Beira Rio

Motociata - (MT Group)

Alusão Histórica do desaparecimento pela terceira vez da imagem do Senhor Bom Jesus na Catedral.

Trajeto: São Gonçalo Beira Rio até a cidade de Santo Antônio do Leverger 10:00 – Concentração das motos
10.30 – Início do passeio rumo a Santo Antônio

Segunda (8)

Santa Missa

Local: Catedral Basílica Bom Jesus de Cuiabá 06:30 – Santa Missa

Romaria Fluvial Alusão Histórica do Senado da Câmara que teve conhecimento do achado da Imagem, nomeou uma expedição marítima de 25 (vinte e cinco) homens para traze-la a Cuiabá.

Trajeto: Santo Antônio até Orla do Porto II, Cuiab06:00 - Concentração das embarcações náuticas
07:00 - Saída da Romaria das Águas 11:30 – Almoço São Gonçalo Beira rio
12.30 - Chegada no bairro do porto – Marina beira rio
16.00 – Desembarque da imagem do Senhor Bom Jesus, na Marina beira rio

Caminhada da Fé

Alusão Histórica do povo cuiabano ao encontro da expedição marítima que trazia a Imagem na comunidade São Gonçalo Velho, atualmente bairro São Gonçalo Beira Rio que em procissão levaram-na até a Igreja Matriz, seu local de origem.

Trajeto: Praça Orla do Porto II até Praça Alencastro - Centro de Cuiabá
16.00 – Concentração
16.30 – Saída Caminhada da Fé
18:00 – Chegada da caminhada da fé na praça Alencastro
18.15 – Celebração macro ecumênica
19:00 – Apresentações do grupo de Siriri Flor de Atalaia, Roberto Lucialdo e sua Banda Viola de Cocho com Dilson Oliveira, João Eloy e Gilmar Fonseca.