/ Alimento saudável
05 de Setembro de 2014 11h49
Prefeitura e Ministério da Pesca comemoram Dia do Peixe na Praça Alencastro
Quem passou pela Praça Alencastro na manhã desta sexta-feira (05) sentiu um aroma diferente. Para marcar o Dia Nacional da Pesca, comemorado nesta data, a Prefeitura de Cuiabá em parceria com o Ministério da Pesca, ofereceram caldo e peixe frito para quem passou pelo local.
A degustação foi o chamariz para mostrar as qualidades nutritivas do peixe, visando aumentar o consumo de pescado entre a população. Este trabalho foi feito por estudantes de Nutrição do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), que além de explicações, distribuíram cartilhas e folhetos sobre o assunto.
O evento faz parte das comemorações da Semana Nacional da Pesca, que este ano está em sua 11ª edição. Um dos objetivos é aumentar o consumo do pescado por parte da população.
O superintendente regional do Ministério da Pesca, Louremberg Gomes de Lima, explicou que a meta do governo é ampliar o consumo de 12,5 para 17,5 quilos de pescado per capita. A meta da Organização Mundial de Saúde é que em 2030, o consumo chegue a 22,5 quilos.
Embora Mato Grosso ainda possua um vasto potencial para a produção de peixes em rios, a criação em viveiros ou tanques, está sendo incentivada. Em Mato Grosso, no ano passado, foram produzidas nos viveiros cerca de 700 toneladas.
O coordenador do Programa Nosso Peixe, da Prefeitura de Cuiabá, Osvaldo Lara, diz que aos poucos está desaparecendo o preconceito contra os peixes produzidos em tanques. “As novas tecnologias permitem criar peixes cujo sabor é semelhante ao dos rios, assim como seu valor nutritivo”, explica.
Caminhão do Peixe
A Praça Alencastro foi escolhida para a comemoração aproveitando a presença do Caminhão do Peixe da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, que está desde ontem, quinta-feira (04), vendendo quatro espécies de pescado. O caminhão fica na praça até o sábado (06).
No primeiro dia foram comercializados cerca de 200 quilos de peixes das espécies pintado, piraputanga, piau e tambacu, vindos da região do Coxipó do Ouro, que participam do Programa Nosso Peixe. Nesta sexta-feira o atendimento é até às 18 horas e amanhã, sábado, até às 12h.
Em razão do movimento de pessoas por causa da comemoração, Osvaldo Lara acredita que até 500 quilos de pescado poderão ser adquiridos somente nesta sexta-feira. Na próxima semana, o Caminhão do Peixe ficará estacionado em frente o Monumento Ulysses Guimarães, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA).