Mobilidade Urbana / Cuiabá 296 anos
29 de Abril de 2015 11h18
Prefeitura e Estado firmam convênio para capacitação dos agentes de trânsito
A Prefeitura de Cuiabá e a Secretaria de Estado de Segurança Pública assinaram nesta quarta-feira (29) o convênio para a capacitação dos agentes de trânsito. O curso será ministrado pela Polícia Judiciária Civil.
A capacitação começa em junho e vai tratar sobre técnicas de abordagem e defesa pessoal, em turmas de até 30 agentes. O curso terá duração total de 40 horas.
O secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França, destacou que o grande gargalo do trânsito é a questão comportamental, e os agentes são sempre os que levam o ônus da atividade de fiscalização.
“É preciso que haja respeito a eles, como autoridades de trânsito. Nesse sentido, a capacitação fará com que estejam mais preparados para administrar os problemas do trânsito e transporte. Poderemos ver a melhoria nos serviços ofertados, além de proporcionar a valorização do servidor”, disse Thiago.
O curso trará aos agentes técnicas policiais, como o posicionamento correto durante uma abordagem, tanto ao veículo como as pessoas, além de aspectos de defesa pessoal. “A ideia é que o agente não entre em confronto direto com o motorista”, pontuou o diretor de atividades especiais da Polícia Civil, Marcos Veloso.
Ele destacou que o convênio parte do legado deixado pela Copa do Mundo na interação entre os governos municipal e estadual. “A estrutura recai no município e devemos ter essa interação para as mais variadas atividades, para que nosso conhecimento seja transmitido e possa ser utilizado no dia-a-dia. Quando vemos um agente de trânsito ser agredido, é, principalmente, uma questão de falta de educação e precisamos tê-los mais preparados para lidar diariamente com imprevistos e atividades que ocorrem no trânsito”, afirmou Veloso.
Para o agente de trânsito, André Padilha, a capacitação diminuirá o receio que muitos profissionais têm na interação com os munícipes. “Esse curso nos dará mais segurança para exercer nosso trabalho diante do excesso de violência de alguns motoristas. Será um aprendizado muito importante tanto para nós, agentes, como para a sociedade, que receberá um serviço melhor prestado”, declarou.
Também participaram da assinatura do convênio o secretário-adjunto de Segurança Pública, Joelson Sampaio, a secretária-adjunta de Mobilidade Urbana, Anna Regina Feuerharmel, o diretor de trânsito, Átila Wanderley da Silva, e o diretor de transporte, Leopoldino Pereira.