Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / AVANÇOS
01 de Outubro de 2018 11h00
Prefeitura e CMDM promovem debate sobre plano de políticas públicas voltado às mulheres da Capital
Juntos no combate à violência contra as mulheres, a Prefeitura de Cuiabá e o Conselho Municipal de Direito das Mulheres (CMDM) promoveram um grande seminário sobre políticas públicas voltadas para as mulheres da Capital. O seminário aconteceu ao longo da sexta-feira (28) e trouxe quatro eixos de discussão, com a proposta de elaboração do plano de trabalho de diagnóstico da realidade das mulheres cuiabanas, na tratativa da construção de políticas públicas que abranjam a assistência, em todas as esferas.
Para o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho, que participou da abertura do evento, levando uma mensagem do prefeito Emanuel Pinheiro e da primeira-dama Márcia Pinheiro, realizar o 1º seminário é um grande avanço, pois engloba vários grupos no debate e isso soma à construção de um plano de políticas públicas mais eficiente na mudança desse triste cenário de violência contra a mulher.
“É com imensa satisfação que estou aqui hoje, representando nosso gestor e trazendo essas palavras de cooperação à causa. Nesses quase dois anos de gestão, temos buscado a compressão do tema para tratar o problema pela raiz. Isso porque durante muito tempo, o assunto foi tratado com ferramentas pouco funcionais, por falta de um conhecimento aprofundado. Mas estamos, aos poucos, mudando isso e avançado no combate dessa cruel realidade. Nosso prefeito e nossa primeira-dama tem trabalhado assiduamente para que a nossa capital tricentenária tenha um plano eficiente de políticas públicas voltadas às mulheres”, disse o secretário.
O evento também contou com a participação da secretária de Gestão do Munícipio, Ozenira Felix, que foi uma das palestrantes do dia. Ozenira pontuou ao público sobre algumas ações que a gestão atual vem promovendo e de sua experiência na luta a favor das mulheres cuiabanas.
“Estou muito feliz em ter sido convidada a participar desse importante seminário e espero poder contribuir com essa luta. Sendo assim, quero deixar para vocês, em poucas palavras, a certeza do compromisso dessa gestão com a população em vulnerabilidade. Hoje, além das ações de conscientização, o prefeito Emanuel junto à primeira-dama, vem investindo em ferramentas que promovam a mudança de vida dessa população, principalmente às vítima de violência. Uma dessas ferramentas está sendo o Qualifica Cuiabá - 300 anos, que traz uma variedade de cursos de capacitação em parceria com o Senai, abrangendo as quatro regiões da Capital. São mais de mil contemplados em cinco áreas de qualificação. A gestão entende que além de levar informação, tem também que disponibilizar recursos para que essas pessoas recomecem e mudem sua situação. É Assim que estamos caminhando na tratativa desse cenário”, relatou Ozenira.
O debate, no auditório Milton Figueiredo, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, também contou com a secretária Nacional de Políticas às Mulheres, Andreza Winckler. Ela trouxe um pouco da experiência como gestora nacional dessa luta e elogiou a iniciativa pelo evento.
“Já venho há muitos anos à frente dessa luta e posso, com toda certeza, afirmar que temos caminhado na questão do combate, não só ao acolhimento da mulher vítima, mas do combate ao machismo. Tenho visitado muitos municípios e Cuiabá está de parabéns pelo evento e por tudo que vem promovendo. Tratar o problema pela raiz é de uma grande sabedoria. Vamos caminhar juntos por uma país sem violência” concluiu Andreza.
O seminário trouxe a discussão do tema em quatro eixos: 1. Saúde Integral das Mulheres; 2. Educação; 3. Assistência Social e 4. Enfrentamento a Todas as Formas de Violência contra as Mulheres. Na oportunidade, foi apresentado, pelos palestrantes convidados, um panorama nacional, estadual e municipal dessas políticas públicas, o perfil da mulher cuiabana. A equipe da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano apresentou também as ações que foram desenvolvidas neste âmbito na Capital.