Notícias

Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Orientação

05 de Janeiro de 2016 11h59

Prefeitura e Bombeiros iniciam capacitação sobre prevenção de acidentes

KARINE MIRANDA

Marcos Vergueiro

Arquivo

A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, iniciou nesta terça-feira (05) o curso de capacitação em primeiros-socorros e combate a incêndio destinado aos servidores das unidades assistenciais do município.

O objetivo é orientar os servidores sobre os cuidados para prevenir e agir em casos de eventuais acidentes, principalmente, nos Centros de Referência de Assistência Social e Centros de Convivência de Idosos, onde o fluxo de pessoas atendidas é maior.

De acordo com o secretário de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior, é fundamental a parceria para que se possam evitar acidentes e até salvar vidas. Por isso, os servidores precisam ter conhecimento do que devem e do que não devem fazer em um momento de socorro, para que consigam responder prontamente às situações do nosso dia-dia.

“Temos vários exemplos de idosos que passam mal em práticas esportivas. Aí não sabemos se a pressão subiu ou desceu e o que podemos fazer para ajudá-lo nesse primeiro atendimento. Temos também o risco de acidentes domésticos, visto que em várias das nossas unidades há a produção da própria alimentação com fogão industrial. Esses são só alguns exemplos, mas as situações são muito variáveis”, assegura.

Neste sentido, a capacitação será útil não somente para o atendimento básico aos usuários em casos de engasgo, quedas, queimaduras, picaduras de animais peçonhentos, mas também pelos próprios servidores no convívio familiar ou até em algum momento de flagrante de acidente.

Conforme o comandante-geral adjunto do Corpo de Bombeiros, Sandro Caillava, a capacitação abordará sobre noções básicas de combate a incêndio, evacuação e controle de pânico, além de noções de atendimento com ênfase em acidente doméstico. Todo o curso terá aulas teóricas e práticas.

“Nós podemos prevenir um acidente e, diante de uma fatalidade, não podemos ficar inertes. Sendo assim, queremos que essas pessoas tenham uma noção básica de salvamento e que disseminem essa ideia, para nos auxiliar”, afirma.

Isto porque, segundo o comandante, o Corpo de Bombeiros ainda tem um efetivo pequeno em todo o Estado, estando presente somente em 18 municípios, e precisa do máximo de ajuda para evitar tragédias. “Esse é um projeto-piloto que queremos expandir e precisamos de força desses servidores para nos ajudar a salvar vidas e preservar patrimônios”, assegura.

Hoje, a capacitação inicial foi para identificar os maiores problemas que esses servidores sofrem nas unidades, como por exemplo, ausência de um plano de evacuação e acidentes com queimaduras, bem como definir o cronograma com as temáticas e datas em que a capacitação vai ocorrer.

Ampliação

Além dos servidores das unidades de Assistência Social, a capacitação também será destinada aos usuários das unidades de assistência. A expectativa é que todos os servidores da Prefeitura de Cuiabá também recebam as orientações, de acordo com o secretário José Rodrigues.

“Tenho certeza de que essas lições serão muito uteis. E nossa ideia é abrir inscrições para que os usuários possam adquirir esse conhecimento e orientações. Na sequência, serão capacitados todos os servidores da secretaria e, posteriormente, tentaremos expandir para todos os servidores da Prefeitura de Cuiabá, para que todos possam atender melhor a sociedade”, assegura.

A parceria também deve incorporar alguns dos projetos oferecidos pelo Corpo de Bombeiros nas unidades de assistência, como a música. “Estamos hoje iniciando um diálogo que espero que seja muito frutífero”, finaliza o secretário.