Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Proteção à criança
18 de Janeiro de 2016 14h23
Prefeitura divulga escala de plantão dos conselheiros tutelares de Cuiabá
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente aprovou a escala de funcionamento do Conselho Tutelar do Plantão durante o período de 11 a 31 de janeiro. A escala estabelece os profissionais que vão atender as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade no período noturno e nos finais de semana.
A organização dos conselheiros é feita conforme a ordem numeral dos conselhos e por ordem alfabética. Serão 30 conselheiros dos seis Conselhos Tutelares – Centro, Planalto, CPA, Coxipó, Cidade Alta e Pedra 90 – que vão se revezar ao longo do mês para garantir o pleno funcionamento do conselho, que atende das 18h às 8h na Casa dos Conselhos.
De acordo com a presidente do Conselho da Criança, Edineise Velasco, é muito importante a divulgação dos plantonistas para atender a lei municipal que determina a realização do plantão, bem como garantir a transparência da gestão dos conselhos tutelares.
“Todos precisam saber da regulamentação - e que existem profissionais atuando em prol das crianças e adolescentes, pois, infelizmente, criou-se o hábito dos conselheiros não cumprirem o plantão. E essa transparência é para a sociedade acompanhar a assiduidade, a qualidade do atendimento e o comprometimento do próprio conselheiro com as suas funções junto à população”, explica.
Segundo a presidente, os conselheiros foram eleitos tendo ciência da carga horário do trabalho e das funções que eles precisam desempenhar durante os quatro anos de mandato. “Os conselheiros já entraram sabendo dessa escala, dos horários de trabalho e que eles fariam parte disso tudo. Essa publicação da escala é justamente para mostrar que estamos acompanhando de perto a atuação dos conselhos tutelares”, finaliza.
Mudança – Desde a sexta-feira (15), o Conselho Tutelar do Plantão está funcionando na Casa dos Conselhos e não mais no prédio do Centro de Referencia de Assistência Social do Centro, no bairro do Porto.
A mudança foi autorizada pelo secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior, e atende a um pedido dos próprios conselheiros tutelares, que consideram o novo espaço melhor, de mais fácil acesso e mais seguro.
A nova sede do Conselho do Plantão é provisória e funcionará na Casa dos Conselhos até a finalização da reforma de uma área existente na casa. O investimento será de R$ 78 mil.
Dada a mudança de endereço, o telefone atual do Conselho Tutelar do Plantão ficará indisponível por alguns dias, mas o órgão passa a atender nos telefones 3624-0604 e 9206-6741.
A Casa dos Conselhos está localizada na Avenida Dom Aquino, nº 184, Bairro Dom Aquino.
Divulgação