Saúde / REORGANIZAÇÃO
07 de Outubro de 2025 18h00
Prefeitura de Cuiabá zera fila em salas de medicação nas UPAs
Em menos de dois meses, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Cuiabá zeraram as filas novamente e registraram 100% de desocupação em salas de medicação. Na tarde desta terça-feira (7), nenhum paciente permanece internado, o que representa um avanço significativo na organização do atendimento de urgência e emergência do município.
A situação é diferente da encontrada no início da atual gestão, em 2025, quando as unidades enfrentavam superlotação e longas esperas por leitos. Hoje, o fluxo está regularizado, e o tempo de atendimento voltou a seguir os protocolos recomendados.
A ação, articulada pela secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, envolveu alinhamentos diretos com os gestores das UPAs, do Hospital São Benedito, Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), o Hospital e Pronto-Socorro Municipal e a Central de Regulação Estadual, visando destravar os fluxos de transferências e garantir que os pacientes recebam o tratamento adequado no tempo certo.
A secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, afirmou que o resultado é consequência de um trabalho contínuo. “O objetivo da nossa equipe sempre foi oferecer o melhor atendimento à população. Há desafios diários, mas temos avançado com responsabilidade e dedicação. Esse equilíbrio entre gestão, planejamento e cuidado humano tem permitido melhorar o serviço prestado”, declarou.
Ela destacou ainda o empenho dos servidores e o apoio da equipe e do prefeito na manutenção das ações. “A saúde pública exige comprometimento e união. O resultado que vemos hoje é fruto do trabalho de cada profissional, desde quem está na linha de frente até quem atua na gestão. Com o apoio do prefeito e da equipe técnica, conseguimos restabelecer a ordem, otimizar os fluxos e garantir atendimento adequado à população”, completou a secretária.
A regularização do atendimento nas UPAs é apontada pela Secretaria Municipal de Saúde como um reflexo da reorganização administrativa e da integração entre os diferentes setores da rede. O município segue com ações voltadas à ampliação e qualificação dos serviços de saúde.