Comunicação / NOVEMBRO AZUL

02 de Novembro de 2019 08h00

Prefeitura de Cuiabá troca iluminação rosa pela cor azul

JULIA MILHOMEM

Davi Valle

Arquivo

Depois da cor de rosa, em referência ao mês de prevenção ao câncer de mama, o Palácio Alencastro ilumina-se agora de azul, para lembrar aos homens sobre a importância da prevenção do câncer da próstata. Ao longo do mês de novembro a fachada do prédio seguirá iluminada de azul, e a gestão reforçará o debate em ações pelas secretarias.

O câncer de próstata é o que mais afeta a população masculina do país, depois do câncer de pele. Apesar de ser uma doença considerada grave, há cura para cerca de 90% dos casos, desde que diagnosticados de maneira precoce.

Segundo o prefeito Emanuel Pinheiro, iluminar o prédio do Alencastro é mais uma forma de chamar a atenção dos homens para o cuidado com a saúde e se atentarem para as ações preventivas que vão acontecer na cidade.

“Além de ser uma ação de conscientização, já que nosso prédio se encontra no centro da cidade, outro objetivo é que todos os homens atendam ao chamado das Unidades de Saúde Básica para participarem de palestras, agendamento de consultas e realização do exame preventivo”, observa Emanuel.

Novembro Azul

O movimento internacional “Novembro Azul” foi criado com base no Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, comemorado em 17 de novembro, com o objetivo de incentivar o público masculino a fazer exames preventivos e cuidar da saúde. Realizada em todo o mundo, a campanha tem ajudado a diminuir os números de mortes causados por este tipo de câncer. Quando mais cedo verificado, mais chance de cura o portador da doença terá.