Notícias

Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Migrantes

28 de Janeiro de 2014 17h14

Prefeitura de Cuiabá se prepara para aumento do número de imigrantes

EUZIANY TEODORO

Divulgação

Arquivo

 

A Prefeitura de Cuiabá está se preparando para um aumento considerável no número de pessoas vindas de outros países à cidade em 2014, já que se trata do ano em que ocorre a Copa do Mundo da Fifa no Brasil.

 

De acordo com o secretário de Assistência Social de Cuiabá, José Rodrigues, a tendência é de que neste ano a vinda de estrangeiros continue a crescer. A ideia é reforçar a rede de assistência que atende esse público.

 

Em 2013, já houve um aumento de 316% de imigrantes em relação a 2012, a maioria pessoas vindas do Haiti, país atingido por um forte terremoto em 2010.

 

“Isso aconteceu em todos os outros países em que houve a Copa do Mundo. As pessoas vêm em busca de trabalho e oportunidades. Tendo em vista o trabalho feito em 2013, temos uma base para nos preparar para esse ano”, afirmou José Rodrigues.

 

Em 2012, 488 pessoas se estabeleceram na Pastoral do Migrante. Em 2013, o total foi de 1.361 estrangeiros, sendo dos seguintes países: Equador, África do Sul, Argentina, Haiti, Portugal, Bolívia, Peru, Holanda e Colômbia.

 

Somente do Haiti, foram 1.306. Imigrantes brasileiros somaram 204 pessoas.

 

A Pastoral do Migrante é administrada pela Arquidiocese de Cuiabá e recebe doações de alimentos, materiais para limpeza, higiene e outros, da Secretaria Municipal de Assistência Social, assim como de outras instituições. Três refeições são servidas por dia.

 

O tempo de estada das pessoas atendidas depende da situação em que se encontram. Quando estão empregadas, recebem um prazo para se estabelecer e deixar o local.

 

A Pastoral está localizada no Bairro Carumbé, na Avenida Gonçalo Antunes de Barros (antiga Jurumirim). O telefone para contato, inclusive para quem quiser fazer doações, é o (65) 3641-1451.