Notícias

Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / Mutirão de limpeza

06 de Fevereiro de 2016 10h55

Prefeitura de Cuiabá retira 100 toneladas de lixo do bairro Planalto

KARINE MIRANDA

Tchélo Figueiredo

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá realizou neste sábado (6) o Mutirão de Limpeza e recolheu aproximadamente 100 toneladas de lixo do bairro Planalto. Esta já é a quinta ação de limpeza com o objetivo de deixar a cidade com uma “cara nova” – mais limpa e organizada - além de eliminar os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, que causa dengue, zika e chikungunya.

Durante toda a manhã, cerca de 200 funcionários da Secretaria de Serviços Urbanos percorreram o bairro de ponta-a-ponta realizando a limpeza das ruas, a poda de árvores e mato acumulado, bem como a pintura de meio-fio e a retirada do lixo de qualquer natureza descartado pelos moradores.

“Ao longo da semana, estivemos anunciando no bairro que hoje realizaríamos essa ação de limpeza. Orientamos os moradores para que deixassem tudo o que seria descartado nas portas de suas residências, para que pudéssemos recolher tudo, sem deixar nada para trás”, explicou o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

Foram recolhidos cadeiras, mesas, sofás, camas, fogões, geladeiras, além de eletrônicos e restos de poda de árvores e de obras, que passam a ter seu descarte correto. Ao todo, 30 caminhões foram utilizados e carregaram, em média, três toneladas de lixo por viagem até o aterro sanitário.

“Há algum tempo temos feito essa ação. Na verdade, é uma guerra que travamos contra o mosquito da dengue, porque essa situação está cada vez mais grave e piora à medida que as pessoas deixam de limpar os seus quintais. Então, assim como a saúde tem atuado no combate à doença, nós temos feito a nossa parte, de dar a oportunidade dos moradores não jogarem o lixo nas ruas, córregos e áreas verdes, e sim descartar de forma legal”, afirmou o secretário.

O descarte de lixo em áreas verdes é proibido por lei, passível de aplicação de multa e até de prisão. No bairro Planalto, os moradores entenderam a importância de manter o bairro limpo e colaboraram com o descarte correto do lixo. A cada esquina, pilhas e pilhas de entulho se formaram para serem descartadas.

Paulo Sérgio Macedo, 36 anos, conta que há oito meses tenta descartar os restos de um computador velho e latas de tintas, oriundos de uma obra feita sem sua residência. Porém, não sabia qual o melhor lugar para fazer o descarte - e agora teve a oportunidade de retirar todo o entulho de casa.

“Eu deixei esse lixo aqui para a coletiva seletiva levar, mas fui informado que eles não podiam recolher esse material. Confesso que pensei em jogar em um mato ali no final do bairro, mas como não tinha como levar, fui deixando aqui em casa e estou aproveitando agora essa oportunidade de limpar meu quintal”, afirmou.

Segundo ele, o mutirão de limpeza é uma das melhores iniciativas da prefeitura para manter a cidade limpa e organizada. “Fico feliz que o prefeito tenha entendido que não são apenas canteiros floridos e árvores podadas que fazem a cidade limpa e bonita. Hoje, os bairros são sujos, porque a população ainda não tem consciência de que é preciso fazer o descarte correto do lixo. Então, quanto mais iniciativas como esta, para nos orientar sobre como realizar a limpeza e até nos ajudar com isso, melhor para a população e para a própria cidade’, disse.

Raudinei Oliveira da Cruz, 23 anos, também comemorou a realização do mutirão de limpeza, pois economizou em média R$ 100 com o descarte de duas poltronas velhas e restos de caibros de madeiras, além de deixar a casa organizada. “Não tenho hábito de deixar lixo acumulado em casa e já tinha até orçado com um caminhão para vir retirar esse entulho daqui. Com esse mutirão, aproveitei para fazer uma faxina geral e retirar tudo que não cabe mais em casa”, afirmou.

Para ele, o mutirão de limpeza deveria ser realizado ao menos duas vezes ao ano, para garantir que o bairro esteja sempre limpo. “A prefeitura poderia fazer a limpeza no bairro no início do ano e lá pelo final do ano, para garantir que o bairro fique limpo mesmo. Ações como estas fazem as pessoas terem consciência do jeito certo de fazer a limpeza e nós sabemos que tudo que dá certo tem que ser repetido”, assegurou.

Além de realizar a retirada do lixo, as equipes do Mutirão de Limpeza também fizeram a limpeza de uma unidade de saúde pública, um ginásio poliesportivo, além da praças do bairro, e realizaram a troca de lâmpadas da iluminação pública.

Pontos críticos

O mutirão continuará sendo realizado ao longo da semana em áreas verdes do bairro e a expectativa é de que, até o próximo sábado, a prefeitura tenha recolhido em torno de 200 toneladas de lixo, segundo o secretário Stopa.

“Na semana toda, vamos atuar em alguns pontos mais críticos do bairro e acreditamos que iremos recolher aproximadamente 200 toneladas de lixo. Mas o mutirão não para por aí. No próximo sábado vamos continuar com a limpeza”, garantiu.

Ainda não está definido qual o próximo bairro a receber o mutirão que, além do Planalto, já beneficiou os moradores dos bairros Pedra 90, Distrito da Guia, Dom Aquino, Getúlio Vargas, Santa Terezinha e Residencial Coxipó.