Educação /
26 de Março de 2013 11h19
Prefeitura de Cuiabá repassa cerca de 2,2 milhões a creches filantrópicas da capital
A Secretaria Municipal de Educação assinou na última segunda-feira (25), o convênio que garante o repasse de aproximadamente R$ 2,2 milhões a 24 creches filantrópicas da capital.
Esses recursos são de fonte própria do município e deverão ser empregados na manutenção das unidades de ensino, como aquisição de material de consumo e permanente e contratação de serviços de pessoas físicas e jurídicas, com o objetivo de implementar o Projeto Político Pedagógico das unidades.
As creches filantrópicas são fundações privadas, sem fins lucrativos, que recebem recursos públicos para realizar a administração pedagógica, contratação e elaborar diretrizes.
A verba do convênio será repassada em 10 parcelas mensais e as instituições devem fazer a prestação de contas dos investimentos.
Em Cuiabá, as creches filantrópicas atendem 2.624 alunos, ofertando também atendimento educacional especializado para crianças com deficiência.
Durante a cerimônia, realizada no auditório da Secretaria, o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, agradeceu o trabalho prestado pelas filantrópicas e reiterou a importância da gestão séria e competente dos recursos públicos. “Peço a vocês que utilizem esse benefício da melhor maneira possível e especificamente para o que se destina”.
De acordo com a diretora financeira da Sociedade Pestalozzi, uma das beneficiadas pelo convênio, Maria Auxiliadora Souza Nunes, o auxílio é muito importante, principalmente com as despesas de pessoal. “Atendemos 201 crianças com deficiência e essa modalidade de ensino requer educadores especializados na área. Por isso, todos os anos contamos com essa parceria com a prefeitura”, afirmou.