Planejamento / TRANSPARÊNCIA
30 de Setembro de 2024 11h00
Prefeitura de Cuiabá protocola proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2025 após audiências públicas regionais
Cumprindo as diretrizes da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, protocolou no dia 30 de setembro a Mensagem 098/2024, que trata da proposta de execução da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício financeiro de 2025, destinada à apreciação dos vereadores. Trata-se da proposta que estima a receita e fixa a despesa do município para o próximo ano. O documento foi elaborado após a realização de quatro audiências públicas nas diferentes regiões da capital: Leste, Oeste, Sul e Sudeste.
A proposta foi elaborada com base nos princípios de transparência, eficiência e equilíbrio fiscal, em consonância com as diretrizes do Plano Plurianual (PPA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O objetivo é promover o desenvolvimento sustentável de Cuiabá, priorizando o bem-estar social, o crescimento econômico e a melhoria contínua dos serviços públicos.
"Este projeto reflete as necessidades da cidade, levando em consideração as demandas da população, as limitações orçamentárias e os compromissos assumidos em áreas como saúde, educação, segurança, infraestrutura e saneamento. Também destaca a importância da responsabilidade fiscal, por meio de uma gestão prudente e equilibrada dos recursos públicos, sempre pautada pela justiça social", declarou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.
O projeto está em conformidade com a legislação vigente, especialmente com o Art. 5° da Lei Complementar n° 101, de 4 de maio de 2000, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A aprovação do projeto está prevista para o final de dezembro de 2024, após análise, novas audiências públicas e a inclusão de demandas consideradas necessárias pela Câmara Municipal de Cuiabá.
A LOA é o principal instrumento de planejamento utilizado pelas autoridades para gerenciar as receitas e despesas públicas em cada exercício financeiro, autorizando previamente a realização de receitas e despesas durante o período determinado.
O orçamento total estimado para o Município em 2025 é de R$ 5.462.069.205,00 (cinco bilhões, quatrocentos e sessenta e dois milhões, sessenta e nove mil e duzentos e cinco reais), dos quais R$ 554.912.636,00 correspondem a receitas e despesas intraorçamentárias.
"É com grande senso de responsabilidade e compromisso com a população cuiabana que submetemos à apreciação desta Casa de Leis o Projeto de Lei da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2025", concluiu Pinheiro.