/
23 de Novembro de 2010 14h25
Prefeitura de Cuiabá premia Agente Mirim de Combate a Dengue
A Prefeitura de Cuiabá realiza na quinta-feira, dia
O projeto “Agente Mirim de Combate a Dengue” é desenvolvido em parceria pelo Conselho da Governança Integrada de Base e Secretarias de Governo, Saúde, Educação e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Smades). O objetivo é oferecer aos estudantes, com idade entre sete e 14 anos, a oportunidade de conhecer, aprender e participar diretamente de uma ação efetiva no combate a Dengue.
Os estudantes podem atuar como verdadeiros agentes de saúde dentro de suas casas, orientando os país e toda a família sobre as formas de combater a doença e evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti (transmissor da dengue). Os estudantes também podem fazer o mesmo trabalho junto aos amigos, familiares e toda a vizinhança.
Nas casas visitadas, é feito um check listen dos possíveis criadouros do mosquito da dengue. Todos estes criadouros devem ser eliminados do local. Para fazer este trabalho, os agentes mirins recebem uma carteira de identificação.
Cada residência que recebe a orientação e fiscalização do Agente Mirim de Combate a Dengue é cadastrada. A partir deste cadastro, a residência recebe a visita dos agentes de combate à Dengue da Secretaria de Saúde. Se no local não houver nenhum foco da dengue ou possível criadouro do mosquito Aedes Aegypti, a residência está apta a concorrer a premiação.
O projeto teve início em dezembro de 2009. Estão envolvidas no projeto “Agente Mirim de Combate a Dengue”, 89% das escolas da rede municipal, totalizando 32.956 estudantes.
Este ano, já foram realizados três sorteios. A premiação de quinta-feira será a quarta edição. A premiação terá início as 09 horas, no dia 25 de novembro, no salão nobre do Palácio Alencastro.