Notícias

Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Qualificação

01 de Junho de 2016 10h27

Prefeitura de Cuiabá oferta curso de informática para simininas

KARINE MIRANDA

Michel Alvim

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), oferta 160 vagas para o curso de "informática teen" às meninas participantes do programa Siminina na capital. O curso de iniciação profissional é totalmente gratuito e as aulas começam no próximo dia 15.

De acordo com a coordenadora do Siminina, Rosamaria Carvalho, as vagas são remanescentes do curso ofertado no ano passado, quando 560 vagas foram disponibilizadas.  Na ocasião, apenas algumas unidades do programa foram beneficiadas com o curso, em razão do choque de agenda com outras atividades oferecidas.

“No final do ano passado, a primeira-dama Virginia Mendes conseguiu essa parceria com o Senai e oferecemos 1.510 vagas para qualificação em cinco cursos, sendo pintor de obras, jardinagem em vasos, costureira, instalador hidráulico e informática teen. Como não conseguimos realizar o curso de informática  com todas as meninas por causa da nosso cronograma de atividades, vamos dar continuidade agora”, explicou.

O curso terá duração de 60 horas e vai abordar os programas básicos de informática, como windows, word, excel, powerpoint e internet. As aulas serão realizadas com as meninas que tiverem acima de 12 anos, nos próprios Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) dos bairros Pedra 90, Tijucal, Jardim Araçá e Getúlio Vargas.

Todas as atividades acontecerão no contra turno escolar e as meninas receberão gratuitamente todo o material necessário. O objetivo é garantir o crescimento pessoal e profissional das simininas, já que o mercado de trabalho exige pessoas que saibam manusear um computador e suas funções, segundo Rosamaria.

“Hoje todo mundo precisa saber utilizar o computador e ter noções de informática. Quanto mais jovens elas aprendem é melhor, pois essa é a fase de elas entenderem que o uso do computador e da internet vai muito além das redes sociais e é um importante aliado no crescimento pessoal e profissional”, concluiu.

Atualmente o programa Siminina é coordenado diretamente pela primeira-dama Virginia Mendes e atende a 1.038 meninas entre 06 a 14 anos de 16 bairros e do Distrito da Guia.