Governo / CAUSA SOLIDÁRIA

17 de Maio de 2024 08h55

Prefeitura de Cuiabá mobiliza esforços para ajudar famílias desabrigadas no Rio Grande do Sul

CAROLINA MIRANDA

Luiz Alves

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá, através de esforços conjuntos de todas as secretarias municipais e da Defesa Civil, tem buscado parceiros para a arrecadação de donativos destinados às famílias desabrigadas no Rio Grande do Sul, em decorrência dos desastres naturais ocorridos nos últimos dias. A Câmara Municipal de Vereadores arrecadou mais de duas toneladas e meia de alimentos, 300 caixas de água, além de roupas e calçados para crianças e adultos de diferentes tamanhos. Esses donativos serão transportados o mais breve possível para chegar a tempo de atender essas pessoas. As doações foram recolhidas pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), com um ponto de coleta montado no início deste mês. Esses produtos serão transportados para a cidade de Bento Gonçalves.

“A união de forças em prol das famílias desabrigadas no Rio Grande do Sul é um testemunho poderoso do que a humanidade pode alcançar quando trabalha em conjunto. A resposta coletiva a esta crise reafirma a capacidade de superação e a solidariedade do nosso povo cuiabano. É gratificante ver o envolvimento e engajamento das pessoas. A Câmara, mais uma vez, atendeu ao nosso chamado e somou forças com o Executivo em mais essa causa solidária”, disse o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Chico 2000, agradeceu o empenho dos servidores do Legislativo Municipal e do público em geral. “O papel desta Câmara é trabalhar e ajudar Cuiabá, e também ajudar as pessoas, sempre focando naqueles que mais necessitam. Desta vez, estamos ajudando também nossos irmãos do Rio Grande do Sul. Estamos fazendo a nossa parte, sendo solidários. Vamos continuar arrecadando e enviando roupas, alimentos, porque a calamidade lá foi muito grande”, afirmou o vereador.

Responsável pela organização dos trabalhos, o gestor de Desenvolvimento Sustentável da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (ARSEC), Alex de Deus, disse que representantes da cidade gaúcha agradeceram a colaboração vinda de Cuiabá em prol das pessoas que estão precisando muito de apoio, seja uma pequena doação ou até mesmo uma doação em grande proporção. “O cenário é de união e cooperação, onde cada contribuição, seja ela grande ou pequena, faz uma diferença significativa. A reconstrução será longa e desafiadora, mas com o apoio contínuo de todos os setores da sociedade, o Rio Grande do Sul renascerá mais resiliente e unido do que nunca”, declarou Alex de Deus.

Além do ponto de coleta montado na Câmara Municipal, a Prefeitura de Cuiabá disponibilizou pontos em diferentes locais, como na Secretaria da Mulher, Defesa Civil, Ordem Pública e na Unidade de Acolhimento do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). Todas as demais secretarias, UPAs e policlínicas também estão recebendo os donativos que serão enviados. Para facilitar e atender às reais necessidades dessas vítimas, foram elaborados e estão sendo distribuídos folhetos informativos com os itens de alimentos não perecíveis que podem ser doados, como enlatados (sardinhas, milho, salsicha, etc.), água potável, biscoitos, açúcar, leite em pó, achocolatado, macarrão instantâneo, entre outros. Em relação aos itens de higiene pessoal, podem ser doados roupas íntimas, roupas de adulto e infantis de todos os tamanhos, toalhas de banho, medicamentos, sabonete, creme dental, escova dental, absorventes, papel higiênico, fraldas descartáveis, cobertores, calçados, etc.