/
04 de Maio de 2011 12h55
Prefeitura de Cuiabá irá revitalizar Avenida Carmindo de Campos
O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, conheceu hoje o projeto de revitalização da Avenida Carmindo de Campos. O projeto foi apresentado pelo diretor de Urbanismo e Pesquisa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ubano - SMDU, Enodes Soares Ferreira e equipe, com a participação do secretário de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários, Lécio Monteiro, e outras autoridades. A Carmindo de Campos é uma das vias da capital que mais apresentam problemas de infraestrutura, sendo o maior deles o uso irregular da calçada para estacionamento.
Outros problemas encontrados nos 4.117 km de extensão da avenida são: falta de calçamento adequado, falta de sinalização (vertical e horizontal); falta acessibilidade; comunicação visual fora dos padrões determinados em Lei; falta de pontos de ônibus; bocas de lobos quebradas ou inexistentes e hidrantes que não funcionam. O projeto desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá prevê solução para todos os problemas.
A Prefeitura ficará responsável pela recuperação das guias, sarjetas e bocas de lobo, sinalização – inclusive com as necessárias faixas de pedestres – instalação dos pontos de ônibus, regularização dos estacionamentos; acessibilidade universal; revitalização paisagística; limpeza visual; recuperação do asfalto e recuperação da drenagem.
Os comerciantes da Carmindo de Campos ficarão responsáveis apenas pela construção das novas calçadas, que devem seguir o padrão determinado pelo Código de Postura do Município. A Prefeitura irá entregar a cada um dos comerciantes instalados ao longo da Avenida, um projeto contendo a obra e os padrões a serem seguidos. A Carmindo de Campos tem aproximadamente 540 estabelecimentos comerciais.
O prefeito Francisco Galindo determinou que a Secretaria de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários dê orientações aos comerciantes para que as calçadas sejam construídas de forma padronizada. Galindo também determinou que seja revisto o modelo de pontos de ônibus, para que o modelo seja mais amplo, oferecendo mais conforto e espaço aos usuários do transporte coletivo. O modelo a ser implantado já prevê o atendimento aos cadeirantes.
Francisco Galindo marcou para a próxima semana uma reunião com as secretarias envolvidas no projeto (Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e SMTU), para que sejam definidas a previsão orçamentos e prazos para início da execução da revitalização da Carmindo de Campos.