Habitação e Regularização Fundiária /
02 de Abril de 2012 16h04
Prefeitura de Cuiabá inicia revitalização ambiental de área de risco
As três áreas de risco em que viviam as 462 famílias atingidas por enchentes na Cohab São Gonçalo, Santa Terezinha e Getulio Vargas, em Cuiabá, serão revitalizadas após a demolição das casas, que está sendo realizada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Habitação.
A demolição de 52 casas começou nesta segunda-feira (02). Do total, 43 estão localizadas na Cohab São Gonçalo, onde mora a senhora Duzolina Teixeira, de 67 anos. Há 28 anos ela morava na primeira casa às margens do Córrego Machado. “É bom ir pra uma casa nova. Tenho um filho doente e lá ele vai ficar mais calmo”, comemorou.
As famílias retiradas destas áreas foram transferidas para dois residenciais, inaugurados na última quinta-feira (29): “Alice Novack” e “Nilce Paes Barreto”. São mais de 900 moradias à disposição dos moradores que viviam na área de risco.
De acordo com o secretário adjunto de Habitação, Raimundo Ferreira Filho, a área a ser desocupada após a demolição será revitalizada. “Já está sendo feito um projeto em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e com a pasta de Desenvolvimento Urbano para o plantio de árvores e a criação de uma área de lazer”, explicou. O objetivo, segundo ele, é evitar que outras famílias venham a morar no local.
A nova residência dessas pessoas segue o padrão de outros residenciais já inaugurados pela Prefeitura Municipal: sala, cozinha, dois quartos e banheiro, sendo que as famílias podem aumentar a estrutura da casa.