Notícias

Governo / Auxílio Financeiro

06 de Abril de 2023 20h34

Prefeitura de Cuiabá inicia pagamento de benefício aos catadores de recicláveis do antigo lixão nesta segunda feira (10)

Carolina Miranda

Luiz Alves

Arquivo

O pagamento da primeira parcela aos 254 catadores de recicláveis beneficiados pelo Programa Renda Solidária III, da Pr4efeitura de Cuiabá, será efetuado nesta segunda-feira (10), após finalização do cadastro das famílias nesta quinta-feira (6). Os valores serão realizados sempre no quinto dia útil de cada mês.

O cadastramento das famílias foi finalizado nesta quinta-feira (6) pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb). A desativação definitiva do aterro municipal, foi oficializada na última sexta-feira (31). "Esse é um programa idealizado pela nossa primeira-dama, Márcia Pinheiro, e impacta diretamente nos ganhos desses trabalhadores que finalizaram as operações juntamente com o fechamento do antigo aterro no dia 31 do mês passado", disse o diretor-geral da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), Júnior Leite. 

O valor da parcela mensal será de um salário mínimo durante 24 meses. 

A permanência dos profissionais no programa está condicionada ao cumprimento, de forma impreterível, de medidas como: estar cadastrado em um dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e manter atualizado o Cadastro Único (CadÚnico), para participação em programas do Governo Federal. Somado a isso, ao menos um integrante da composição familiar do beneficiário deve participar dos cursos do Qualifica Cuiabá, idealizado pela primeira-dama Marcia Pinheiro. 

Em caso de menor de idade, ele deve ser inserido em outras ações, por exemplo: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Programa Siminina, Programa Criança Feliz, dentre outras. 

A continuidade do programa em 2023 foi mais uma medida da Prefeitura de Cuiabá para atendimento das famílias mais atingidas com a pandemia da COVID-19. 

“A nossa gestão não tem medido esforços para garantir mais qualidade de vida e melhoria na renda mensal dessas pessoas que dependem da ajuda financeira do poder público. Sabemos da necessidade e importância da continuidade desse programa que beneficia os catadores de recicláveis, por isso não estamos poupando esforços para essa garantia da subsistência das famílias cuiabanas", finalizou o prefeito Emanuel Pinheiro.