Notícias

/

14 de Outubro de 2010 15h00

Prefeitura de Cuiabá faz parceria com IBGE para cooperar no recenseamento da população

Da redação/PMC

A Prefeitura de Cuiabá está auxiliando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no trabalho de recenseamento da população da capital. O município disponibilizou para o IBGE o 0800 da Ouvidoria, número este que o cidadão pode utilizar para contactar o Instituto e solicitar a visita do recenseador. O número é 0800 645 0156.

A parceria entre o IBGE e a Prefeitura foi destacada esta manhã, pelo chefe da unidade do Instituto em Mato Grosso, Delvaldo de Souza, em entrevista a uma emissora de televisão. Segundo Delvaldo, a parceria é extremamente importante para que o IBGE possa realizar e concluir o recenseamento em todo Mato Grosso. Uma das dificuldades dos recenseadores é encontrar o morador em sua residência, mas esse obstáculo pode ser venido por meio do 0800, através do qual o municípe pode entrar em contato com o IBGE e agendar a visita.

O IBGE já chegou a 93% da população mato-grossense recenseada, número que representa um total de 2.796.000 pessoas. De acordo com Delvaldo, a maior parte dos 7% restantes que faltam ser recenseados está em Cuiabá. "Na capital estamos um pouco atrasados. Há algumas áreas difíceis em Cuiabá, como na região da avenida Filinto Müller, nos prédios, onde é lenta a coleta. Estamos tendo dificuldades para que os recenseadores sejam atendidos", disse ele na entrevista.

“A Prefeitura de Cuiabá mostra que é uma grande parceira do IBGE, buscando facilitar o trabalho extremamente importante do órgão. Queremos frisar que continuamos à disposição do Instituto”, destacou o secretario Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Lamartine Godoy Neto.

Além da parceria para facilitar o trabalho do IBGE, o secretário ressalta a importância dos dados levantados pelo Instituto para o planejamento das políticas públicas municipais, elaboração do orçamento da capital e definição dos projetos e programas prioritários para Cuiabá. Pelas estatísticas de 2009, Cuiabá tem atualmente uma população de 550.562 pessoas, distribuidas em 116 bairros cadastrados.

Segundo Lamartine, os dados estatísticos são usados de várias formas e são norteadores de ações. “Com os dados sócio-econômicos, por exemplo, é possível identificar as classes ecômicas de Cuiabá, saber onde estão localizadas, e acompanhar a evolução da renda da população, por exemplo”.

As estatísticas apontam a densidade demográfica, com isso é possível planejar o sistema de trânsito e transporte do município, identificar os bairros mais populosos e com isso avaliar as necessidades da comunidade, como escolas e centros de saúde.

“Atualmente, por exemplo, estamos trabalhando com o PIB Per Capita do ano de 2007; assim que tivermos os dados de 2010, poderemos avaliar a evolução econômica da população e do município”.

Por fim, o secretário parabeniza o IBGE pela agilidade com que os dados têm sido colhidos. “Já fui recenseado, achei fantástica a tecnologia implantada. Os recenseadores têm um aparelho e inserem os dados no sistema simultâneo às respostas que estão sendo dadas”. 

O IBGE tem até o dia 25 deste mês para concluir a coleta dos dados nas residências. No dia 4 de novembro, o IBGE vai fazer a divulgação preliminar o resultado do Censo.