Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /
09 de Julho de 2012 13h50
Prefeitura de Cuiabá entrega dez novos viveiros de peixes para produtores da comunidade Raizama
A prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, entregou no sábado (07/07), na comunidade de Raizama, dez novos tanques para a criação de peixes, como parte do programa Nosso Peixe. Até outubro, mais 38 viveiros serão entregues nas propriedades rurais das comunidades Aricazinho, Rio dos Couros e 21 de Abril, na região do Pedra 90.
Conforme a secretária titular da pasta, Tânia Mattos, há cerca de dez dias começaram a ser abertos dez tanques na comunidade de Rio dos Couros. “Os produtores estavam ansiosos pela abertura dos viveiros. Essa é a oportunidade para que se tornem independentes economicamente e não dependentes do poder público para sobreviver”, disse.
A presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Raizama, Catarina Maria de Oliveira, contou que a abertura dos tanques na região trouxe melhorias nas condições de trabalho e financeiras para cada produtor. “Era um sonho antigo, porque os produtores não tinham condições de abrir cada um o seu tanque”.
Para João Gonçalo de Arruda, filho de Antônio Virgílio de Arruda, proprietário de um dos sítios beneficiados, com a abertura dos tanques será possível produzir na região, o que trará aumento no lucro. “Antes era preciso comprar de outros para vender, o que encarecia o preço e fazia o lucro ser menos, agora não precisaremos mais desse esquema”, comentou.
Além de fomentar a piscicultura no município de Cuiabá, o programa Nosso Peixe visa proporcionar alternativas de renda às famílias de pequenos produtores rurais do entorno da capital. Com a criação de peixe, cada família pode chegar a uma renda mensal de R$ 800,00. A prefeitura de Cuiabá arca com a construção do tanque/viveiro fornece os alevinos, fornece assistência técnica e viabiliza a comercialização do pescado.
Cada tanque tem capacidade para mil alevinos, que podem ser comercializados no prazo de um ano. Geralmente, o pescado é vendido na Semana Santa, dentro de outro programa municipal, o Peixe Santo, que comercializa pescado a preços baixos para a população durante a Semana Santa
No início, em 2007, o Nosso Peixe comercializou 30 mil toneladas de pescado. Já em 2012, o programa chegou a 180 mil toneladas de pescado fornecido e vendido pelos pequenos produtores. De 2007 até o momento, foram abertos 112 tanques, dos 150 propostos.