Mobilidade Urbana / Políticas públicas
27 de Fevereiro de 2015 15h51
Prefeitura de Cuiabá encabeça estudos para a melhoria no transporte público
A Prefeitura de Cuiabá reuniu hoje (27) entidades públicas e civis para dar início às discussões de melhoria no transporte público da Capital. A reunião foi a primeira com a participação da Associação Nacional dos Transportes Públicos, que está instalando um núcleo de trabalho em Mato Grosso.
“Estamos encabeçando estas discussões junto com a ANTP, com o objetivo de buscar a construção de políticas públicas que nos auxiliem a melhorar o transporte público em Cuiabá. Nossa intenção é somar os esforços e acredito que a união das entidades civis e públicas possa gerar frutos que beneficiem a mobilidade urbana de nossa cidade”, pontuou o secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França.
O coordenador da ANTP, Antenor Pinheiro, esclareceu que o objetivo da instituição é criar um núcleo com sede em Cuiabá para compor o Conselho Diretor da Regional Centro Oeste, que reúne também os Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins.
“O núcleo deverá ser composto por até cinco membros, que ficarão responsáveis pelas discussões no Estado. Assim como a organização de meios de divulgação dos trabalhos e de fóruns e palestras que nos ajudem a pensar de forma coletiva na mobilidade urbana”, explicou Pinheiro.
Ele acrescentou que o mote principal do órgão é buscar políticas públicas que “resgatem as cidades para as pessoas e não que sirvam apenas como meios de passagem”. “Vemos muitos exemplos de cidades, na América Latina mesmo, que conseguiram mudar o conceito que os habitantes tinham do trânsito e transporte e hoje pensam a mobilidade urbana como um todo, englobando os diversos atores, como veículos, pedestres e ciclistas”, comentou.
Participaram da reunião representantes da AMTU, Secretarias Municipais de Assistência Social e de Ordem Pública, UFMT, Ager-MT, Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Ucamb, Detran-MT, Fetramar, Sindicatos dos Motoristas de Cuiabá, Associação dos Usuários do Transporte Público, Sintax, Associação dos Moto-taxistas e Sest/Senat.