Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Abraço Quente
14 de Junho de 2016 15h06
Prefeitura de Cuiabá doa mais de 3 mil roupas e agasalhos a população carente
A Prefeitura de Cuiabá realizou na manhã desta terça-feira (14) a doação de roupas, agasalhos e calçados arrecadados durante a campanha “Abraço Quente”, realizada pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano. Mais de 3 mil itens foram arrecadados e serão doados às unidades de abrigamento que, por sua vez, destinarão as peças a pessoas em situação de vulnerabilidade.
O secretário-adjunto de Assistência Social, César Vidotto, fez a entrega das primeiras doações à Casa da Criança Cuiabana, que abriga 15 crianças de 0 a 11 anos que, por determinação da Justiça, foram retiradas do convívio familiar devido a maus tratos, abandono, negligência, violência doméstica ou abuso sexual.
Foram doados roupas infantis, calçados, cobertores e kits para berços. Conforme o secretário, essa doação só foi possível graças ao empenho de todos os envolvidos na campanha, que é realizada pela Assistência Social desde 2013.
“Fizemos essa campanha sempre pensando no inverno que, neste ano, parece que será mais intenso em Cuiabá. Foram mais de 3 mil itens arrecadados graças à população, que se sensibilizou e procurou os nossos vários pontos de arrecadação espalhados pela cidade por meio do apoio da administração pública”, explicou.
A Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, o Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU), a Agência Municipal de Regulação de Serviços Delegados de Cuiabá (Arsec) e o Palácio Alencastro sediaram os postos de doação da campanha.
Além destes locais, as doações puderam ser entregues nas unidades de assistência do município, como os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). “Hoje nós estamos fazendo a doação simbólica, que é uma pequena contribuição para a vida dessas pessoas. Oficialmente a entrega acontece hoje, mas temos feito várias doações desde que o frio se iniciou”, afirmou o adjunto.
Para o presidente do Grupo Cena Onze e responsável por administrar a Casa da Criança Cuiabana, Flávio Ferreira, é de extrema importância a entrega dos cobertores neste período em que as pessoas em situação de vulnerabilidade ficam mais expostas, especialmente as crianças que, apesar de tão jovens, já sofreram muito.
“Nós vivemos em um momento em que a maioria das pessoas está olhando apenas para si e uma campanha de arrecadação como esta é algo que nos conforta, pois sabemos que, apesar de tudo, ainda há muito gente do bem. São pessoas que compreendem que uma simples ação como esta pode ser um instrumento de transformação social”, destacou.
Além da Casa da Criança Cuiabana, receberão as doações os albergues do Porto e Manoel Miraglia e a Casa de Amparo, que atualmente atende quatro mulheres vítimas de violência e oito crianças.
De acordo com Olga Curvo, coordenadora do albergue Manoel Miraglia, é fundamental a doação para os usuários da unidade, pois muitos deles chegam ao local apenas com a roupa do corpo.
Atualmente, os albergues acolhem pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, dentre elas moradores de rua, envolvidos com álcool/drogas, pessoas sem documentação pessoal, além de pessoas vindas de outros estados e que não possuem condições de retornar à sua cidade de origem ou que estejam realizando tratamento de saúde.
“Nós temos 47 usuários do albergue e essas são pessoas em extrema situação de vulnerabilidade social. Eles não têm para onde ir, um emprego, e necessitam muito do serviço socioassitencial”, concluiu.
Apesar de a campanha ter finalizado oficialmente, a Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano continua a receber as doações que devem ser entregues higienizadas e em bom estado de conservação nas 75 unidades de assistência.