Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / Padronização
24 de Setembro de 2014 10h37
Prefeitura de Cuiabá distribui crachás e jalecos para vendedores ambulantes
A Prefeitura de Cuiabá entregou nesta quarta-feira (24) jalecos e crachás personalizados para os 149 vendedores ambulantes de alimentos que atuam nas praças do Centro da Capital. A padronização denominada “Alimento Legal” atende a uma determinação da Vigilância Sanitária.
“A preocupação da Prefeitura é justamente garantir a segurança da população, que vai se alimentar nas praças e reforçar a qualidade do serviço ofertado pelos ambulantes, com condições adequadas de higiene”, explicou o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Domingos Sávio”
De acordo com o representante dos Ambulantes, Manoel Andrade Torrilas, a padronização é necessária e assegura os direitos daqueles que atuam regularmente.
“Este é mais um passo em busca da nossa legalização e temos que estar unidos para fortalecer a categoria. Somos gratos pelo apoio da Prefeitura neste processo”, disse.
A adequação inclui também a instalação do reservatório de água e pia para higienização dos carrinhos, criação de CNPJ e capacitação para manipulação de alimentos.
Após receber o material e assinar o termo de padronização em que se comprometem a adequar os carrinhos, os ambulantes participaram de palestras sobre microcrédito produtivo e os benefícios de ser um microempreededor individual.
“Ser um microempreendedor garante a eles o acesso a previdência, criação de conta em banco, direito a aposentadoria, auxílio doença, entre outros benefícios”, ressaltou a analista técnica do Sebrae, Liliane Moreira.
Atualmente, os ambulantes estão distribuídos em 62 pontos, entre praças e calçadões, e atuam em sistema de rodízio. Em cada local trabalham até quatro vendedores por turno.
Aqueles que tiverem dificuldades financeiras para padronizar as barracas contarão com uma linha de crédito disponibilizada pelo Banco do Brasil, com taxa de juros de 5% ao ano.
“O micro crédito é uma linha direcionada para o giro de produtos e investimentos. Este pode ser usado tanto para a compra dos alimentos, como para a adequação dos carrinhos”, exemplificou a gerente de negócios e desenvolvimento sustentável do Banco do Brasil, Maria Cristina Galesso.
O prazo para a padronização das barracas vai até o dia 31 de dezembro. Caso contrário, os ambulantes perderão a licença para continuar trabalhando.