Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / CAPACITAÇÃO

26 de Junho de 2024 09h51

Prefeitura de Cuiabá disponibiliza cursos profissionalizantes gratuitos para estagiários do Poder Público Municipal

Alessandra Marques

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED), colocou à disposição dos estagiários de nível médio e superior do Poder Público Municipal cursos profissionalizantes que abrangem noções de informática e ética trabalhista. As capacitações são ofertadas de forma gratuita e dão direito a certificado após a conclusão dos módulos.

Na plataforma de acesso voltada para os alunos, estão disponíveis três cursos: Microsoft Word básica, LGPD e Compliance. Em Microsoft Word básica, são abordados temas como gerenciamento de documentos, salvar, editar e imprimir documentos, enviar documentos por e-mail, localizar e substituir textos, revisão de texto, copiar partes de um documento, utilizar estilos rápidos e formatar caracteres e parágrafos.

No módulo de LGPD, os interessados aprenderão sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que garante a proteção aos dados pessoais de indivíduos e segue os padrões de legislações internacionais referência no tema. Em noções de Compliance, os estagiários partirão da perspectiva ESG (Environmental, Social and Governance), abordando os pilares da ética, integridade e o respeito aos direitos humanos. O curso tem por objetivo oferecer uma visão interdisciplinar acerca da importância do compliance no contexto empresarial, enfocando ferramentas e mecanismos utilizados para prevenir, detectar e corrigir não conformidades.

O programa de estágio é relativo a cursos que alternam teoria e prática, nos períodos em que não há aulas presenciais, seguindo a jornada de trabalho de até 40 horas semanais, desde que esteja previsto no projeto pedagógico do curso ou da instituição de ensino.

A SMATED atua mensalmente na manutenção e acompanhamento dos contratos de estágio, bem como na captação de estudantes aptos a participar do programa. “Recentemente fizemos a atualização das bolsas para os estagiários do Poder Público Municipal e agora estamos abrindo essas oportunidades para esses estudantes se capacitarem em assuntos de muita importância no mundo corporativo. Seguimos todas as diretrizes para que esses alunos terminem o programa de estágio capacitados e prontos para o mercado de trabalho”, enfatizou o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo.