Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
09 de Outubro de 2024 15h49
Prefeitura de Cuiabá celebra Dia Mundial da Alimentação com Feira da Agricultura Familiar na Praça Alencastro
Em uma ação conjunta da Prefeitura de Cuiabá, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, da Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar, o Dia Mundial da Alimentação foi celebrado com a tradicional Feira dos Produtores de Pequena Propriedade da Agricultura Familiar, nesta quarta-feira (09), na Praça Alencastro.
O Dia Mundial da Alimentação é comemorado anualmente em 16 de outubro e está ancorado em quatro pilares: melhor nutrição, melhor produção, melhor ambiente e melhor qualidade de vida. “Participamos dessa feira, que ocorre sempre na segunda quarta-feira do mês, na Praça Alencastro, como forma de divulgar o Dia Mundial da Alimentação, promovendo a segurança alimentar e nutricional como uma política de alimentação saudável e adequada. É um momento em que o combate à miséria e à fome é reforçado através de políticas públicas de assistência social, saúde e segurança alimentar”, destacou a presidente do Conselho de Segurança Alimentar (Consea), Cláudia Ourives.
“As comemorações incluem diversos eventos que promovem a conscientização mundial sobre a fome, destacam a alimentação como um direito humano e incentivam ações para o futuro da alimentação, das pessoas e do planeta”, acrescentou Cláudia.
O encontro, realizado uma vez ao mês, contou com a participação de representantes da área da Saúde, que ofereceram serviços como aferição de pressão arterial e auriculoterapia, além da van do programa Sine da Gente, que disponibilizou oportunidades de trabalho.
A feira reuniu 45 expositores, que ofereceram produtos derivados do leite, como queijos, doces e cremes. Também participaram produtores de hortifrutigranjeiros, com frutas, legumes e verduras, além de representantes da cadeia apícola, comercializando mel, própolis, geleia real, pólen e cera de abelha.
“O programa Agro da Gente é um conjunto de diretrizes que visa dinamizar, fortalecer e desenvolver as cadeias produtivas na zona rural de Cuiabá, além de orientar o acesso aos programas de aquisição de alimentos em níveis federal, estadual e municipal. O encontro mensal desses pequenos produtores, aqui na região central da capital, valoriza os agricultores assistidos pelo programa, criado na gestão de Emanuel Pinheiro, com o intuito de fomentar a atividade agrícola e a produção local”, destacou o secretário municipal de Agricultura Familiar, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Rafael Miranda.
Atualmente, o município de Cuiabá possui 48 feiras livres espalhadas por diversos bairros, beneficiando cerca de 1.000 pequenos e microempreendedores (feirantes) e atendendo aproximadamente 300 mil consumidores por mês, oferecendo uma variedade de produtos a preços acessíveis à população.
A atual gestão tem desenvolvido ações estratégicas para reestruturar os espaços físicos das feiras, promovendo a padronização e higienização das barracas, além de melhorar a organização e setorialização, com o objetivo de aumentar a segurança de toda a população que frequenta as feiras livres nos bairros.