Notícias

/ ATENDIMENTO DE EXCELÊNCIA

05 de Outubro de 2021 11h29

Prefeitura de Cuiabá capacita profissionais das Diretorias Administrativas para melhorar ainda mais os serviços prestados à população

FERNANDA LEITE

Gustavo Duarte

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Gestão, realiza nos dias 6 e 7 de outubro, um encontro com os servidores públicos da área meio, que atuam nas Diretorias  Administrativas e Financeiras (DAF) de todas as secretarias para tratar sobre novos conceitos e paradigmas para melhoria da administração pública. Conforme a secretária de Gestão, Ellaine Cristina Ferreira Mendes, a iniciativa atende a uma solicitação do prefeito Emanuel Pinheiro, que preza pela sustentabilidade, acessibilidade e atendimento humanizado. Esses conceitos estão dentro do plano da Agenda Cuiabá 2030, que  propõe a reconstrução e revisão do Mapa Estratégico para a próxima década.

 Ellaine explica que a ideia é realizar uma gestão de alto desempenho, onde cada secretaria irá respeitar as suas particularidades, mas atendendo os requisitos para dar um atendimento ainda mais humanizado  para a população. No pós-pandemia, a administração pública também terá que trabalhar com a inteligência emocional dos servidores públicos. "É um alinhamento da equipe dos  Dafs, para montar estratégias da Prefeitura  e fazer uma gestão de alto desempenho. Estamos vivendo um momento diferente e as diretorias têm que  se adequar a realidade, ao emocional dos servidores. E dentro dessa agenda 2030,  os itens sustentabilidade e acessibilidade e humanização, são metas. Esse trabalho não vai ser só a nível de sistema, mas de aperfeiçoar. É uma proposta voltada para a inteligência emocional", complementou.

 
O consultor da Leme Consultoria, Marcelo Franco Munaretto  esclarece  que o conceito deste projeto é desenvolver os servidores que têm atuações nos DAFs, a  fazer um desenvolvimento humano profissional de maneira que  assimilem novos conceitos, paradigmas, posturas, atitudes e conhecimentos, para fazer uma gestão mais humanizada. O papel dos DAFs é fundamental na viabilização das políticas públicas do município e   precisam estar alinhados a essas políticas da Agenda Cuiabá 2030. 
 
"Vamos municiar esses servidores para que eles sejam agentes de transformação para todos os processos da Prefeitura. A gente parte ao princípio da retomada da agenda Cuiabá 2030 e dentro dos 4 eixos,  dos 14 projetos qual o papel dos DAFs, para que os objetivos sejam alcançados do  mapa estratégico da agenda. E, a gente vai trabalhar dentro de sala de aula promovendo saberes, discussões e percepções. Os servidores vão ter atividades para executar novos saberes e esses projetos vão no alinhamento da Cuiabá 2030. Os servidores da área meio, vão oferecer mais e entregar um valor de sustentabilidade, participação social. Vai ter um treinamento e eles vão desenvolver um mapeamento e eles vão mostrar. Assim a Prefeitura terá profissionais emancipados e deixará legado de melhores profissionais", comentou. 
 
 Também participaram da reunião o consultor da Leme Consultoria, Marcelo Zachi, e da coordenadora de Informação e Monitoramento Funcional da Diretoria Especial de Gestão de Pessoas, Josiane Pedraça.