Notícias

Saúde / Saúde Bucal

23 de Fevereiro de 2016 11h31

Prefeitura dá posse a 33 novos cirurgiões dentistas

CARLOS MARTINS

Marcos Vergueiro

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá empossou na manhã desta terça-feira (23) 33 novos cirurgiões dentistas que foram aprovados no concurso público 001/2012. Nesta etapa, foram chamados 40 candidatos, mas 7 deles não apresentaram os documentos exigidos e desistiram. Com a efetivação dos novos profissionais, a Secretaria de Saúde vem cumprindo com um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com a categoria para diminuir o número de contratados.

“Estamos cumprindo com a proposta de substituir os contratados por efetivos para ter a proporção de, no máximo, 25 por cento de contratados como preconiza a lei”, explicou o secretário de Saúde, Ary Soares de Souza Júnior. “Sejam todos bem-vindos. Temos muito trabalho a fazer”, disse o secretário aos novos servidores, logo após assinar o termo de posse, em solenidade realizada no Auditório da prefeitura.

Conforme entendimentos com o Sinodonto (Sindicato de Odontologia do Estado de Mato Grosso), a Secretaria de Saúde comprometeu-se em chamar os aprovados em três etapas distintas. Dos candidatos aprovados no concurso, já foram chamados 39 cirurgiões em 2014. Ainda restam para ser chamados mais 38, além dos sete que desistiram e serão substituídos por outros classificados. O TAC, assinado em 2007 com o Ministério Público, previa a criação de 116 vagas.  

A presidente do Sinodonto, Juliane Maciel, destacou a atuação do prefeito Mauro Mendes e do secretário de Saúde, Ary Soares de Souza Júnior, nas negociações com o sindicato. “A realização do concurso e o chamamento dos aprovados, diminuiu a precarização dos vínculos em atendimento ao TAC. O prefeito e o secretário demonstraram respeito à categoria e também ao usuário”, ressaltou a presidente.

Segundo o secretário-adjunto de Assistência, Daoud Abdallah, a meta este ano é aumentar a presença dos cirurgiões dentistas dentro dos PSF (Programa Saúde da Família). “Vamos dar um grande passo dentro da atenção básica. Precisamos mostrar à sociedade cuiabana o valor da odontologia, a importância desse serviço”, disse Daoud.

O Município tem atualmente 10 clinicas, das quais, 7 são Centros de Especialidades Odontológicas (prótese, ortodontia, periodontia, cirurgias) e 3 clínicas odontológicas. As equipes trabalham em clínicas localizados nos bairros Santa Isabel I, Novo Paraíso e CPA I.

“Os novos profissionais empossados vão trabalhar nas clínicas odontológicas, Unidades de Pronto Atendimento Odontológicas e nas equipes de saúde bucal, que atuam nas equipes de saúde da família. Já temos em funcionamento 11 equipes de saúde bucal nos PSFs”, explicou a Coordenadora de Saúde Bucal, Cristhiane Almeida Leite.