Notícias

Mobilidade Urbana / Alvará 2017

23 de Janeiro de 2017 18h00

Prefeitura convoca proprietários de vans escolares para a renovação do Alvará 2017

RAFAELA GOMES CAETANO

Michel Alvim

Arquivo

Proprietários e motoristas de vans escolares devem regularizar a situação de seus veículos para circularem em mais um ano letivo na Capital. A renovação do Alvará 2017 deve ser feita junto à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, respeitando as datas de vistoria conforme a terminação da placa referente ao automóvel.

Para estar apto a realizar a inspeção, é necessário dar entrada no setor de Transportes com cópia da documentação do veículo e da carteira de motorista do dono do automóvel e de seu condutor, quando houver. Além disso, o responsável por realizar o deslocamento dos alunos deve estar com o Curso de Transporte de Passageiros em dia.

“É preciso estar atento a estes detalhes e a qual período de vistoria sua van corresponde. Este mês de janeiro compreende placas com final 1,2,3 e 4. Fevereiro abrange aquelas que terminam com 5,6 e 7 e março equivale a 8,9 e 0”, afirma Antenor Figueiredo, secretário municipal de Mobilidade Urbana.

Após o pagamento da vistoria, que corresponde a um total de R$218,85 (emolumentos inclusos), o responsável receberá uma autorização que deve ser apresentada no ato da avaliação, que está acontecendo no pátio da Semob. Os principais itens inspecionados são os cintos de segurança equivalentes à quantidade exata de passageiros permitidos no veículo, tacógrafo em pleno funcionamento, qualidade dos pneus e iluminação no teto, tanto interior como exterior.

“As falhas mais comuns que nossas equipes encontram nos veículos durante a fiscalização é a presença de um tacógrafo danificado e a falta de iluminação externa no teto, um aspecto fundamental para segurança dos passageiros. Além disso, é importante que o proprietário se atente à abertura limite das janelas do transporte, que não deve ultrapassar 15cm, caso contrário, pode colocar em risco a vida dos alunos, principalmente os mais novos”, conclui Figueiredo.

As vans cadastradas e seus proprietários não serão penalizados por circularem nas ruas durante o período de vistoria referente à terminação da placa de seu veículo.