Educação / Mais vagas
02 de Julho de 2016 15h13
Prefeitura constrói escola na Residencial Marechal Rondon para atender 300 alunos
A Prefeitura de Cuiabá inaugurou nesta sexta-feira (1º) mais uma escola. Dessa vez o bairro contemplado foi o Residencial Marechal Rondon, localizado na região do Distrito Industrial. Esta é terceira escola que a prefeitura constrói em tempo recorde, em apenas quatro meses. A obra foi realizada por meio do Programa de Modernização da Infraestrutura da Rede Municipal de Educação, cujos recursos são provenientes dos cofres da própria Prefeitura.
A secretária municipal de Educação Marioneide Kliemaschewsk explicou que a nova unidade de ensino vai atender aproximadamente 300 alunos da educação infantil ao 3º ano. "Boa parte desses alunos já estão estudando em salas anexas na Creche Marechal Rondon, que fica em frente a essa unidade. Essa salas foram construídas para atender emergencialmente essa comunidade até a escola nova ficar pronta. A obra iniciou em fevereiro deste ano e quatro meses depois estamos aqui para entregá-la e cumprir o acordo feito com essa comunidade ", explicou a secretária.
Emocionado, o secretario municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Paulo Borges Júnior, filho do homenageado, falou do orgulho em ver o nome do pai em uma unidade escolar. "Meu pai foi um grande líder, um exemplo de homem público, pai de família e um amigo. Essa é uma homenagem merecida e que nos deixa cheios de orgulho, pois ele teve muitos serviços prestados nessa região e tinha muito carinho por essa comunidade", disse Paulo Júnior.
A irmã do homenageado, Vilma de Campos Borges, disse que é a primeira vez que vê uma escola pública construída com tanto esmero, com padrão de qualidade. "Estamos acostumados a ver obras públicas que deixam a desejar. É muito raro ver uma escola com o gabarito desse, com espaços amplos, refrigerados. Realmente estamos comprovando que é padrão classe A, tudo de primeira qualidade", disse dona Vilma de Campos.
Com uma área total construída de mil metros quadrados, a unidade possui seis salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, banheiros, cozinha e parte administrativa (secretaria, sala dos professores e diretoria), além da área de lazer. Sua estrutura é formada por módulos com painéis isotérmicos, o que proporciona conforto termo acústico, minimizando o calor dentro das salas de aula e diminuindo o consumo de energia.
A obra da escola custou R$ 1,5 milhão, recursos próprios da Prefeitura de Cuiabá, realizado por meio do Programa de Modernização da Infraestrutura da Rede Municipal de Educação.
O professor Anderson de Souza Santana, que será o diretor da escola, disse que este será um grande desafio, mas que vai encarar com muita responsabilidade e determinação. "Tudo aqui nessa unidade foi feito com muito carinho para dar condições aos profissionais realizarem um excelente trabalho, melhorando o processo de ensino-aprendizagem.
A funcionária pública Neuraídes Almeida Moraes fez questão de conhecer de perto a escola que seu filho de 7 anos irá estudar. Ele é um dos alunos da sala anexa na creche Marechal Rondon e que passará a fazer parte do quadro de alunos da Escola Paulo Borges. "É uma escola de excelente qualidade. Um ambiente com uma ótima estrutura e que vai contribuir para incentivar as crianças a gostarem de frequentar a escola".
O filho de Neuraídes, Artur Moraes, disse que está super ansioso para começar a estudar na escola nova. "Essa escola é muito linda, tem até computador. Quero vir logo pra cá".
Também estiveram presentes no evento a presidente do Conselho Municipal de Educação, Regina Lúcia Borges, o vereador Maurélio Ribeiro, o secretário de Comunicação em exercício, João Batista, o controlador do município Wesley Buco, o secretário de Ordem Pública, coronel Henrique, o secretário adjunto de Habitação e Regularização Fundiária, Erivelto Vieira, a secretária adjunta de Educação, Elenir Honório, o subprefeito da regional Sul, Clementino Gomes (Gasolina), o presidente da Associação de Moradores do Residencial Marechal Rondon, José Carlos da Silva, familiares de Paulo Borges, além de líderes comunitários.
Paulo Borges
Nascido em Acorizal em 1940 veio para Cuiabá aos 13 anos de idade. Estudou na Escola Técnica do Comércio e em 1959 começou a trabalhar nos Correios. Foi aluno do curso de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), se tornando coordenador do Departamento de Assistência Estudantil.
Paulo Borges ingressou na política em 1982, quando foi eleito vereador por Cuiabá, exercendo o mandato até o ano de 1996, chegando a ser na época o vereador mais votado da capital. Foi presidente da Câmara de Vereadores de 1991 a 1992.
Casou-se com Vanilza Teixeira de Campos Borges em 1963, com teve três filhos, Carla, Claudia e Paulo Junior. O ex-vereador morreu em fevereiro deste ano aos 75 anos em função de uma doença pulmonar.