/
16 de Março de 2012 13h27
Prefeitura consegue na justiça que 40% dos funcionários da Sanecap voltem ao trabalho
O Desembargador Edson Bueno, do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª região, determinou agora a pouco (16/03) o retorno parcial dos funcionários da Sanecap para normalização da distribuição de água em Cuiabá. A determinação exige que 40% dos servidores da área operacional e 30% dos servidores da área administrativa estejam trabalhando enquanto continuam as negociações entre o sindicato da categoria e a prefeitura.
O prefeito Chico Galindo entendeu como sensata a determinação do juiz: “Cuiabá não pode ficar sem água por causa da greve dos servidores da Sanecap. Sempre estivemos abertos ao diálogo, e continuamos favoráveis à negociação. Mas o abastecimento não pode parar. A falta de água para a população não pode ser utilizada como instrumento de negociação da categoria”.
Com a determinação judicial, os grevistas não podem impedir o acesso ao trabalho dos servidores que não são favoráveis à greve. Também estão impedidos de bloquear acesso às estações de tratamento e distribuição. O não cumprimento das decisões pode gerar multa de até R$ 20 mil diários contra o Sindicato. Com essas medidas, a Sanecap acredita que a distribuição de água volte ao normal em três dias.
Uma nova rodada de negociação entre o Sindicato da Sanecap e a prefeitura está sendo realizada na Procuradoria Regional do Trabalho, em audiência de conciliação. O prefeito Chico Galindo está presente à reunião.