Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / Alvará
17 de Dezembro de 2015 15h00
Prefeitura concede autorização para funcionamento de food truck
A Prefeitura de Cuiabá concedeu a primeira autorização provisória para funcionamento de food truck (trailler de comida) em espaços públicos da cidade. O documento foi emitido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico e tem validade de 90 dias.
De acordo com o secretário da pasta, Domingos Sávio, a ideia é propagar a permissão para que outras redes possam se instalar na Capital de forma padronizada e regular.Os empresários podem atuar em mais de um ponto, desde que seja fixo e na mesma região.
“Por se tratar de um empreendimento sério, avaliamos estas questões como primordiais e servirão de exemplo para as demais. Cuiabá recebeu bem essa novidade, que também contribui para o fortalecimento do setor gastronômico”, afirmou o secretário.
O food truck é considerado uma modalidade de comercialização inovadora no Brasil e já é referência em estados como Rio de Janeiro e São Paulo, além de ser regulamentada por lei. A estrutura é composta de uma cozinha móvel que vende alimentos de forma itinerante.
O primeiro a receber a autorização foi o empresário Márcio Patrício, da Hamburgueria Gourmet Cozinha dos Fundos. O furgão funciona em pontos específicos,conforme os dias da semana.Segundo ele, a venda de hambúrgueres era feita apenas no restaurante fixo que leva o mesmo nome, porém com o caminhão é possível atingir outros públicos com preços acessíveis.Além de rodar pela cidade, o truck também funciona em eventos, exposições e feiras.
“Antes de montar o negócio, nos baseamos nas normas de padronização nacional e deu certo.Hoje podemos vender comida de qualidade em vários lugares, aumentar e fixar a clientela, que inclusive é informada dos pontos pelas redes sociais”, contou Patrício. A rede de hamburgueria é genuinamente cuiabana, mas será expandida para o município de Rondonópolis (MT) e São Bernardo do Campo (SP).
Regulamentação
O Alvará definitivo é entregue somente após o procedimento de vistoria para identificar se o veículo corresponde ao modelo específico, entrega de documentos e inspeção da Vigilância Sanitária.Para estacionar nos locais estipulados pela prefeitura, cada veículo terá que pagar uma taxa mensal, calculada de acordo com as características do furgão.
Para pleitear uma autorização, inicialmente, é obrigatória a criação de uma pessoa jurídica, ou seja, abrir uma empresa. Os interessados em se habilitar devem procurar a secretaria de Trabalho, localizada na Travessa Celso Luiz de Almeida, nº 11, no bairro Poção. O horário de atendimento é de segunda à sexta das 8h às 12h e das 14h às 18h.