Mobilidade Urbana / Escola Transparente
04 de Março de 2016 11h44
Prefeitura capacita gestores na prestação de contas
Ao longo de cinco dias, todas as 148 unidades de ensino municipal foram capacitadas para realizar a prestação de contas de suas instituições no portal da Escola Transparente. Realizado pela Controladoria Geral do Município, o treinamento visou orientar os 140 gestores da pasta de Educação, que devem atualizar os dados e gastos de suas unidades referentes ao segundo semestre de 2015 até o final do mês de março.
“Conforme a Instrução Normativa 09 de 2015, os coordenadores e diretores de instituições públicas municipais possuem um prazo determinado para atualizar sua escola no portal, colocando além de dados informativos sobre sua unidade, todo o demonstrativo financeiro do repasse municipal. É fundamental que todo o valor recebido esteja especificado, tal como a forma como essa verba foi gasta ao longo do semestre. Essas informações não apenas são exigências dos órgãos reguladores como o Tribunal de Contas, como também são prioridade desta gestão”, contou Joilce Botelho, coordenadora da Controladoria Geral do Município.
As instituições que não cumprirem a prestação de contas no portal dentro do prazo estabelecido não receberão a certidão negativa, emitida pelo Fundo Municipal de Educação (Fumed). Além disso, elas ficarão sem o selo de Escola Transparente e futuramente podem ser prejudicadas, seguindo os rigorosos critérios de avaliação dos órgãos reguladores.
“O Projeto Escola Transparente é muito sério e extrapola os níveis organizacionais e de controle interno. Muito mais que tornar a nossa gestão eficaz, o projeto ordena todas as instituições públicas de ensino, engloba a população na governabilidade municipal e garante clareza ao destino dos recursos originados do cidadão. Por meio dessa iniciativa, todos – gestores e pais – conseguem acompanhar a educação de seus filhos, à medida que exercem o papel de agentes fiscalizadores do poder público”, revelou Joilce.
Segundo o controlador geral do município, Marcelo Bussiki, a capacitação é apenas um desdobramento de um longo processo que une diversas iniciativas, que priorizam a transparência pública e o envolvimento de todos nela.
“Há dois anos temos desenvolvido diversas atividades que tragam crianças, jovens, pais e gestores para o centro da temática da transparência. Além de propostas lúdicas, criamos a Escola Transparente, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação. O projeto objetiva acompanhar o desenvolvimento das unidades de ensino através dos coordenadores e diretores, que hoje reforçam seus conhecimentos por meio desta orientação”, disse.
Para a coordenadora da Creche José Luiz Borges Garcia, Marlete Neves da Cruz, a proposta da Escola Transparente é excelente e sua importância extrapola as questões internas e organizacionais da instituição.
“Desde a implantação do projeto percebemos que conforme alimentávamos o portal com os dados e demonstrativos da creche, mais o envolvimento dos pais com o ensino dos filhos crescia. Hoje recebemos um retorno muito positivo dos professores e parentes dos alunos, que agora conhecem todas as atividades promovidas pela instituição e são capazes de reconhecer o intenso trabalho que realizamos com as crianças, muito além da sala de aula”, concluiu.