Notícias

Ordem Pública / Crack É Possível Vencer

06 de Agosto de 2015 15h26

Prefeitura capacita equipe de monitoramento de câmeras do Programa “Crack É Possível Vencer”

RAFAELA GOMES CAETANO

Michel Alvim

Arquivo

Os profissionais da área de segurança do Programa “Crack É Possível Vencer” estão sendo capacitados desde a quarta-feira (05), pela Prefeitura de Cuiabá. Até sexta-feira (07), 23 integrantes da iniciativa passarão por treinamento para aprender a lidar com o sistema de vídeo-monitoramento, instalado em uma Unidade Móvel.

“Nossa equipe precisa conhecer com propriedade a Unidade Móvel, pois será seu ambiente de trabalho durante as ações a serem realizadas pelo programa. Além de aulas teóricas, eles estão aprendendo na prática como realizar o monitoramento e dar suporte às outras equipes que trabalham com atendimento direto a usuários de drogas”, afirma Roberto Carlos Ribeiro, suplente da Coordenação do “Crack É Possível Vencer”.

Dentre os profissionais em capacitação, estão membros do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Judiciária Civil, além de técnicos de informática do município e do Estado. O curso conta com 30 horas de duração e após a conclusão, os participantes receberão certificado.

“A experiência é valiosa, pois através do vídeo-monitoramento, os membros da Unidade Móvel estarão aptos para desempenhar suas funções. Isso inclui avaliar as regiões contempladas com as 20 câmeras, sabendo sinalizar a presença de dependentes químicos e traficantes”, afirma o coronel Eduardo Henrique de Souza, secretário municipal de Ordem Pública e coordenador da iniciativa.

A presença da Unidade Móvel de vídeo-monitoramento vai contribuir também para uma maior tranquilidade para os moradores que vivem nas áreas próximas à Cracolândia.

“Desde o início das ações do ‘Crack É Possível Vencer’ os moradores já tem observado algumas melhoras em termos de segurança. Essa unidade vai ajudar nessa questão, tornando os bairros Alvorada, Consil e Senhor dos Pássaros”, conclui Zilmar Dias da Silva, secretário-adjunto de Segurança da Secretaria de Ordem Pública.

O veículo em questão foi devidamente equipado para oferecer conforto e segurança para os profissionais em serviço, com a presença de um gerador de energia para garantir seu perfeito funcionamento.

Além disso, a unidade possui liberdade para se deslocar para qualquer lugar em um raio de três quilômetros de onde as câmeras estão instaladas. Futuramente, mais um veículo estará nas ruas, ampliando os trabalhos para coibir o tráfico e consumo de drogas nas ruas da Capital.