Habitação e Regularização Fundiária / HABITAÇÃO
21 de Agosto de 2017 11h06
Prefeitura assina convênio para retomada da obra de 443 casas
A retomada da construção de 443 casas do conjunto habitacional Nico Baracat II está assegurada com a assinatura de um termo firmado entre a Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Cuiabá e Governo do Estado. O prefeito em exercício, Niuan Ribeiro, informou que a Prefeitura de Cuiabá manteve uma intensa articulação, sob a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, para que uma nova empresa assumisse os serviços.
Niuan pontuou ainda que obra estava parada desde junho do ano passado. “Queremos agradecer a liberação do termo, por parte da Caixa Econômica, para a retomada da construção do Nico Baracat II, para entregar moradia a quem tanto necessita. A gente sabe do déficit habitacional em Cuiabá e de todo o Estado. É desta forma que a gente constrói um município mais forte e um país melhor”, frisou Niuan durante o ato de assinatura, na sexta-feira (18), no Palácio Paiaguás.
Conforme o presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, o Ministério das Cidades fez a seleção para a retomada de diversas obras habitacionais. “Ainda devemos voltar a Cuiabá, este ano, para anunciar as demais obras paralisadas, que estão em processo de estudo e levantamento do valor necessário para que possamos retomar todas”, garantiu o presidente da instituição financeira.
Para presidente do Sindicato das Indústrias da Construção de Mato Grosso, Sinduscon-MT, Júlio Flávio Campos de Miranda, a retomada da construção destas residências populares que são importantes também para a criação de centenas de empregos diretos e indiretos. “Com a volta da construção desses residenciais, temos a certeza de dobrar esse número. Tudo isso vai fazer com que mais famílias tenham renda e que os governos (Estado e municípios) arrecadem mais”, considerou.
Das unidades I e III do mesmo residencial, 820 moradias já estão em fase de conclusão. Ao todo, 885 famílias cuiabanas foram sorteadas para receber uma casa do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, localizado na região do bairro Osmar Cabral.
Os secretários de Habitação e Regularização Fundiária, Djalma Sabo Mendes, e de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, participaram da solenidade.