/
20 de Fevereiro de 2012 17h02
Prefeitura assina contrato de concessão dos serviços de água e esgoto
A prefeitura de Cuiabá assinou o contrato de concessão que permite a CAB Ambiental operar, por 30 anos, os serviços de abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto dos 553 mil moradores de Cuiabá. O contrato foi assinado pelo prefeito Francisco Galindo e pelos diretores da CAB Ambiental, na última sexta-feira (17-02).
As principais metas do contrato são, em três anos, garantir o abastecimento 24 horas por dia, com água de qualidade, 100% dos cuiabanos. Coletar e tratar o esgoto doméstico de Cuiabá até 2022.
A título de outorga, a concessionária terá que pagar ao município cerca de R$ 516 milhões. A proposta da CAB Ambiental foi na ordem de R$ 6,5 bilhões (seis bilhões e quinhentos milhões de reais). O investimento será utilizado ao longo dos 30 anos, prazo que a empresa concessionária irá gerir o serviço de água e saneamento da Capital.
A CAB Cuiabá, empresa criada especificamente para operar os serviços na capital do Mato Grosso e presidida pelo economista Ítalo Joffily, vai contratar os cerca de 500 funcionários da Sanecap que terão seis meses de estabilidade no emprego.
“Nosso objetivo é manter a maioria dos profissionais para prestar o melhor serviço à população de Cuiabá”, diz o presidente da CAB Cuiabá, Ítalo Joffily. “Viemos fazer diferença”. Temos certeza de que só a concessão vai nos dar condições de prestar os serviços de água e esgoto que os cuiabanos merecem”, diz o prefeito Francisco Galindo. “Não podemos ficar esperando eternamente por investimentos que não chegam. Pois não há desenvolvimento e nem saúde pública sem saneamento básico”.
Atualmente, 99% dos moradores da área urbana de Cuiabá são atendidos com água potável, mas somente metade da população conta com água potável, mas somente metade da população conta com água todos os dias nas torneiras. Por isso, a nova concessionária começa investindo na regularização do abastecimento para que, no final de 2015, todas as residências deixem de ter problemas com as intermitentes faltas d’água.
Como apenas 28% dos esgotos gerados em Cuiabá são tratados, o rio Cuiabá recebe diariamente 182 mil metros cúbicos de esgoto in natura. A partir de agora, começa o trabalho para, dentro de 10 anos, Cuiabá figurar no ranking das cidades com 100% dos esgotos coletados e tratados.
A Empresa
Criada em 2006 pelo Grupo Galvão, uma das maiores empresas brasileiras do setor de infraestrutura, a CAB ambiental atende hoje a mais de 5,5 milhões de brasileiros por meio de contratos de concessão e de parceria público privada (PPP) nos Estados de Mato Grosso (Alta Floresta, Canarana, Colíder, Comodoro e Pontes e Lacerda), Paraná (Paranaguá) e São Paulo (Andradina, Castilho, Guaratinguetá, Mirassol, Palestina e Piquete). É sócia da Sabesp, a maior empresa de saneamento da América do Sul, em Águas de Andradina e Águas de Castilho. Mantém um contrato de PPP com a Sabesp para ampliar a produção de água n região Metropolitana de São Paulo.