Tecnologia e Inovação / Gestão eficaz
17 de Julho de 2015 09h34
Prefeitura apresenta avaliação de desempenho dos servidores para o secretariado municipal
Avaliar todos os servidores municipais com o foco em suas competências tem sido um dos grandes desafios da Prefeitura de Cuiabá e nesta quinta-feira (16), os secretários da Capital tiveram a oportunidade de conhecer de perto a nova metodologia empregada nesta gestão, que visa identificar as habilidades de cada profissional e direcioná-las para um melhor desempenho do setor público.
“Temos uma administração pública ineficiente em nosso país, habituada a burocratizar demais os processos de trabalho. Por esta e outras razões, é notável a morosidade encontrada nesse setor, que impede que servidores trabalhem bem e de forma proativa. No final, nós e toda a população sofremos. Esta forma de avaliação quer romper com esse ciclo vicioso”, afirma o prefeito Mauro Mendes.
Para que essa agilidade possa ser empregada no setor público, a Secretaria Municipal de Gestão, ao lado da Leme Consultoria, optaram por uma forma de avaliação que propõe duas frentes: identificar as competências que o servidor precisa dominar para ocupar o cargo em que se encontra e promover seu desenvolvimento. Este modelo de gestão de pessoas age de forma integrada, seguindo quatro princípios considerados fundamentais: transparência, justiça, meritocracia e foco no desenvolvimento.
“Nossa vasta experiência com o setor público nos fez compreender que quanto mais investimos no servidor, mais eficiente será seu trabalho e, consequentemente, a gestão”, afirma Rogério Leme, consultor da Leme Consultoria.
O trabalho intitulado “Avaliação do Desempenho com Foco em Competências” teve seu início, de fato, há dois anos com a Secretaria Municipal de Fazenda. Os servidores avaliados foram especificamente os auditores fiscais. Sequencialmente, a Prefeitura de Cuiabá optou por estender a dimensão da avaliação, empregando-a em toda sua gestão.
“Esta iniciativa é desafiante, pois visa conhecer a instituição em seu interior e suas necessidades, para então poder usar adequadamente todo o potencial que nossos servidores têm, nos setores onde eles possam se destacar. Muitas vezes encontramos profissionais alocados em áreas onde suas habilidades não são empregadas da melhor forma possível”, afirma Ana Paula Villaça, secretária municipal de Gestão.
A primeira etapa da avaliação consiste na preparação dos descritivos dos postos de trabalho, envolvendo 61 servidores que, posteriormente, serão os multiplicadores para todas as secretarias municipais. “Em agosto começa o primeiro ciclo de avaliação, envolvendo todos os 9.500 servidores municipais”, diz Ana Paula.
Após todo o processo inicial de avaliação e capacitação dos servidores, eles serão devidamente alocados nos postos onde suas habilidades possam ser mais bem aproveitadas. Em seguida, todos serão novamente avaliados em seus respectivos cargos por produtividade e futuramente podem até ser recompensados pelo seu desempenho no trabalho.