Educação / Cuiabá melhor
15 de Dezembro de 2016 12h32
Prefeitura amplia para 15 o número de CMEI's entregues na atual gestão
A comunidade do Residencial Parque Nova Esperança, região do Coxipó, foi presenteada na noite desta quarta-feira (14), com um novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), construído para atender 240 crianças de 0 a 5 anos de idade. Com essa unidade educacional, a Prefeitura de Cuiabá totaliza a entrega de 15 novos CMEI's em Cuiabá nos últimos quatro anos.
Conforme destacou a secretária municipal de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, no início da gestão Mauro Mendes, a rede municipal de ensino contava com apenas um CMEI, no entanto, dentro de quatro anos foi possível construir 17 unidades como essa. Dois serão entregues ainda este ano.
“A educação de Cuiabá avançou muito nesses quatro anos, principalmente na melhoria da infraestrutura. O prefeito Mauro Mendes comprovou que quando se tem compromisso com os recursos públicos é possível fazer muito em prol da população”.
A secretária explicou que a partir do próximo ano as matrículas nos CMEI's e nas creches da rede municipal passarão a ser feitas online. “O sistema está sendo finalizado e a nossa previsão é que na segunda quinzena de janeiro estará aberto para a realização dos cadastros. Os pais que pretendem pleitear uma vaga, tanto nesse CMEI como nos outros da rede municipal, devem ficar atentos para a data que será divulgada”, disse a secretária.
O secretário adjunto de Cultura, José Paulo da Motta, destacou que uma das marcas da administração Mauro Mendes é a qualidade das obras e esse CMEI comprova isso. “O que estamos entregando hoje é um equipamento digno de quem acredita que a educação deve ser prioridade”, enfatizou José Paulo.
O CMEI será administrado pela professora Ozanil Rondon, que há 15 atua na rede municipal de Cuiabá como educadora. “Para nós educadores esse momento é muito importante, pois estamos recebendo uma unidade com uma estrutura de primeira linha que vai possibilitar oferecer uma educação de qualidade. Aqui os pais poderão deixar com toda tranquilidade e segurança os seus bens mais preciosos, que são seus filhos”, disse a diretora.
E segurança é um dos tens que os pais mais priorizam quando pensam em um local para deixar os filhos. É o que garante a analista financeira, Bruna Barros, que pretende pleitear uma vaga para o filho de três anos. “Além da qualidade na estrutura, percebi a preocupação com o pedagógico. O que mais me chamou a atenção é que tudo aqui foi pensado para atender cada faixa estaria. Estou maravilhada, não tinha ideia que fosse tão perfeito”, declarou Bruna Barros.
Homenagem
O nome do CMEI é uma homenagem ao Jornalista Marcos Coutinho, que faleceu em junho de 2013 em virtude de uma parada cardiorrespiratória.
“Essa é uma homenagem digna e que nos emocionou muito, pois esse CMEI tem a cara do Marcos, que era muito ligado à educação e à cultura e sempre priorizou isso em sua vida e na dos filhos”, observou a viúva do jornalista, Izabel Coutinho.
Izabel Coutinho, que também é educadora, formada em letras, disse que ficou impressionada com a estrutura e qualidade do centro de educação. Para ela, o CMEI não perde em nada para as escolas de países desenvolvidos, como a Nova Zelândia, Inglaterra e República Tcheca. “Visitei escolas nesses países e, inclusive, morei na Inglaterra por um tempo e nesse período meus filhos estudaram em uma escola pública de lá e garanto que essas unidades de Cuiabá possuem o mesmo padrão daquelas escolas”, elogiou Izabel Coutinho.
Muito emocionada com a homenagem ao seu filho, Dona Zildinete Coutinho, mãe do de Marcos Coutinho, disse que não havia palavras para descrever e traduzir a alegria e satisfação pela homenagem. “Ao mesmo tempo em que agradeço pela homenagem também parabenizo o prefeito Mauro Mendes que soube gerir essa cidade com dinamicidade e está presenteando todas as mães cuiabanas com esse lindo CMEI”.
Participaram do evento o secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Paulo Borges Jr., o secretário de Estado de Educação, Marcos Marrafon, pastor Antônio Marcos, vereador eleito Orivaldo da Farmácia, a secretária adjunta de educação, Vanilda Mendes, líderes comunitários, além de familiares do homenageado.