Notícias

Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável / EM CUIABÁ

23 de Fevereiro de 2025 08h21

Prefeitura alinha parceria com IBGE para levantamentos e desenvolvimento urbano

ELIANA BESS

Divulgação

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá, através do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Urbano (IPDU), atuará juntamente com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), para acompanhar e validar as Áreas de Ponderação (APONDs). A parceria foi solicitada por representantes do IBGE em Cuiabá. O IPDU está vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Sustentável.

O secretário adjunto do IPDU, arquiteto e urbanista José Antônio Lemos dos Santos, recebeu recentemente a equipe do IBGE, sendo a supervisora de comunicação, Raquel Gomes, o coordenador de Base Territorial do IBGE/MT, Silvio Pimentel, o supervisor de Coleta, Eudes Silva e os analistas Censitários, Júlio Victor Pereira e Fabrício Luitti, e atendeu à solicitação indicando dois servidores municipais para a iniciativa.

O trabalho de definição das Áreas de Ponderação (APONDs) visa a divulgação dos resultados da amostra do Censo 2022.  Diz respeito ao agrupamento de setores censitários consistindo no menor recorte geográfico para melhor atender o objetivo. No caso, reúne um conjunto de dados mais detalhado do Censo Demográfico, com maior quantidade de temas. Daí a necessidade de um recorte mais coerente com as diferenças dos espaços.

Segundo o secretário Antônio Lemos, trata-se de uma importante parceria. “É fundamental a participação do IBGE, porque o órgão é responsável pela disponibilidade de estatísticas do país e do Estado e, conseguinte, de Cuiabá. Nós, como temos a incumbência de trabalhar o Plano Diretor da cidade, é fundamental contar com esse apoio. A equipe do IBGE se dispondo a fornecer dados com a mesma competência que sempre forneceu, e nós, enquanto Executivo, fazemos o trabalho colaborativo com eles”, destacou Lemos.

Além de Cuiabá, outras cidades do Estado vão participar do trabalho, sendo Rondonópolis, Sinop, Várzea Grande, Tangará da Serra e Sorriso. Os pontos focais das respectivas prefeituras foram coletados nos primeiros dois meses deste ano.

“A participação das prefeituras é fundamental para garantir maior qualidade e democratizar a definição desses recortes territoriais, essenciais para melhor conhecimento do território”, explicou Raquel.

#PraCegoVer

A imagem apresenta toda a equipe composta por 15 pessoas participantes da reunião que aconteceu na Prefeitura de Cuiabá, no setor do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Urbano (IPDU). Na oportunidade foi tratada a parceria entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e a Prefeitura de Cuiabá, através do IPDU para coleta de dados demográficos.